O episcopado reunido na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ratificou, na quarta-feira, dia 14 de abril, a criação do Regional Leste 3, composto pela Arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, no Estado do Espírito Santo. A instituição do novo Regional foi aprovada por maioria absoluta, conforme estabelece o Estatuto da CNBB, e a ratificação, por unanimidade, ocorreu por aclamação.
A proposta de criação do Regional Leste 3, apresentada em 2019, foi tema de reflexões e partilhas na reunião do Conselho Pastoral do Regional Leste 2 , sendo submetida à análise e aprovação pelo Conselho Permanente da CNBB no ano de 2020.
A criação desse novo Regional tem por objetivos promover a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão – marca evangelizadora da Igreja no Estado do Espírito Santo; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.
No projeto, os bispos ressaltam que estão conscientes de que o regional Leste 3 será o menor da CNBB, mas reafirmam a certeza de que a Igreja no Estado do Espírito Santo tem um modo peculiar, por isso a necessidade de tratar as questões regionais que impactam diretamente a ação evangelizadora nesse território.
Entre as oportunidades e forças vislumbradas com a criação do novo regional, o projeto aponta ainda o favorecimento para a criação de novas dioceses, a otimização das formações com o encurtamento de distâncias, melhor interação entre as coordenações de pastorais e movimento, a redução de custos, etc.
Depois da aprovação obtida na 58ª Assembleia Geral, será realizado um momento de Ação de Graças junto com o regional Leste 2, no mês de junho de 2021, e a criação efetiva do Regional Leste 3, em dezembro.
Clique aqui para conhecer, na íntegra, o projeto completo sobre a Criação do Regional Leste 3