Corpus Christi: milhares de fiéis participam de Missa e procissão no Centro de BH

A Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte, ficou repleta de fiéis no início da noite de quinta-feira, 19 de junho, Festa de Corpus Christi. Eles participaram da Missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e da procissão que levou o Santíssimo Sacramento até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Neste ano, as comunidades de fé das duas igrejas se mobilizaram para levar à Região Centro-Sul da Capital Mineira uma tradição das cidades históricas do interior de Minas: os tapetes de serragem especialmente preparados para a procissão com o Cristo Eucarístico.

Momentos antes da Celebração Eucarística, durante entrevista aos jornalistas presentes, dom Walmor disse que a tradição vivida no centro de Belo Horizonte mostra a comunhão entre os fiéis da Capital e do interior. “São gente de Deus, gente de bem, que vive a mesma espiritualidade”, resumiu.

Em sua homilia, o Arcebispo também enfatizou que a celebração de Corpus Christi é oportunidade para reavivar a consciência de que todos formam um só corpo. “Pertencemos uns aos outros e essa pertença só pode ser vivida se alargarmos os nossos corações”, explicou. Dom Walmor disse que o mundo, muitas vezes, empurra as pessoas na direção da mesquinhez e da indiferença. Testemunhar a Eucaristia, tomando Jesus como modelo, é o caminho a ser seguido, conforme ensina o Arcebispo. “A Festa de hoje inclui um percurso novo para testemunharmos a Eucaristia, mistério da fé, fonte inesgotável da certeza de nossa salvação”, concluiu.

Os cerca de 3000 fiéis que participaram da celebração da Eucaristia, logo após a Missa, acompanharam dom Walmor na procissão com o Santíssimo Sacramento. Muitos, com as velas acesas, entoando cânticos, subiram a Av. Afonso Pena, percorreram a Rua Alagoas até chegarem ao Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. No Santuário, encerraram a programação da Festa de Corpus Christi com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Clique aqui e veja como foi a Celebração em Sabará