Coral Jovem São Judas Tadeu faz primeira apresentação neste domingo (26), às 18h

O Coral Jovem São Judas Tadeu faz sua primeira apresentação no dia 26 de dezembro, domingo, às 18h, durante Celebração Eucarística no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Todos estão convidados a apreciarem o momento que faz parte das festividades natalinas.

Coral Jovem São Judas Tadeu

O Coral inicia sua história com a sensibilidade do músico Wallace Moura, que a pedido do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Nivaldo dos Santos Ferreira, então reitor do Santuário, incentivou a caminhada cristã dos jovens por meio da música.

O atual reitor e pároco do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, padre André Lage Alvarenga, acolheu a semente, que começou a germinar em março deste ano. Mesmo com as dificuldades de isolamento social, as barreiras do distanciamento foram vencidas por meio de encontros virtuais. As aulas foram recheadas de teoria musical, técnica vocal e palestras com músicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), convidados a darem dicas de aperfeiçoamento aos jovens iniciantes.

Em agosto, os jovens começaram a se encontrar presencialmente e, em setembro, a musicista e multi-instrumentista Iná Duarte chegou ao Coral com a missão de fazer a preparação vocal do grupo, sob a regência de Wallace Moura.

O grupo conta com integrantes de várias idades, talentos e sonhos, como o de Giuliane Paula, que aos 14 anos almeja ser cantora e viu no coral uma oportunidade de desenvolver seu dom e alcançar seu objetivo. Outros são mais experientes, como Gabriel Carmo, de 25, que já canta há 10 anos e é integrante do Coral Madrigale. Já estudou canto erudito por dois anos na UFMG e foi convidado a participar do Coral Jovem, auxiliando nas práticas musicais.

Segundo Wallace Moura, o Coral é muito mais que um grupo de canto. Ele faz parte da Pastoral da Música do Santuário e está a serviço da Liturgia. “Não basta só gostar de música, é preciso se preparar bem e com antecedência antes de cada apresentação. Os jovens têm que aprender sempre novas técnicas, praticar, aperfeiçoar e ensaiar muito. É um trabalho demorado, mas feito com muito carinho, entusiasmo e dedicação. É a arte a serviço do bem e da beleza”.

Apresentação do Coral Jovem São Judas Tadeu

Data: 26 de dezembro – domingo

Horário: às 18h

Local: Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu – Rua Macaé, 629 – bairro da Graça  – Belo Horizonte/MG