O presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, professor José Luiz Quadros, fará apresentação em painel da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a partir do tema “Educação em Direitos, Democracia e Sustentabilidade Socioambiental”.
Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor José Luiz Quadros foi convidado a participar do evento pela Escola Nacional da Defensoria Pública da União. A palestra será no dia 21, às 14h. O objetivo da formação é contribuir para disseminar conhecimento sobre Direitos, Democracia e Sustentabilidade Socioambiental.
COP30
A COP30 ocorrerá em Belém, Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, reunindo líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater e negociar ações de combate às mudanças climáticas, como a redução da poluição ambiental, o financiamento climático e as adaptações aos impactos provocados pelas mudanças no clima. O Brasil sediará a conferência pela primeira vez, com um foco especial em temas relacionados à Amazônia.
Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz
A promoção da dignidade da pessoa humana e da justiça social, o respeito aos direitos relacionados a uma economia não excludente, ao mundo do trabalho e ao meio ambiente, além da defesa do estado laico e democrático, – no qual se incluem a liberdade de expressão e de imprensa e a liberdade religiosa, são os princípios que norteiam a atuação da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz (CAJP). Instalada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, a iniciativa inédita na capital mineira reitera o compromisso histórico da Igreja Católica com a justiça e o direito dos mais pobres, com os valores democráticos, ambientais e com o diálogo inter-religioso.
Vinculada ao Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, a CAJP trabalha em permanente diálogo com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, – que oferece assessoria à CNBB -, com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, e com a Academia de Juristas Católicos e Humanistas (AJUCH), importante grupo de trabalho também instalado por dom Walmor.