Contribuição dos fiéis para a Jornada da Caridade – 4 de julho

Neste domingo, dia 4 de julho, a igreja do mundo inteiro celebra a Jornada da Caridade do Papa - a coleta do Óbolo de São Pedro, na qual cada católico é convidado a colaborar com as obras de auxílio do Santo Padre a favor dos mais pobres.

Todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, receberão a oferta do Óbolo de São Pedro, durante as Celebrações Eucarísticas deste  domingo, 4 de julho.

A doação é realizada anualmente pelos católicos do mundo inteiro, com a finalidade de reunir recursos para a manuntenção das obras sociais e caritativas do  Papa Bento XVI. Esta oferta é a  expressão mais significativa da participação do fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja Católica mundial. Trata-se de um gesto de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades das pessoas.

As ofertas dos fiéis ao Santo Padre destinam-se a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, e também para a sustentação das atividades da Santa Sé.  O Papa, enquanto Pastor da Igreja inteira, preocupa-se também com as  necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais; ajudas particulares a bispos ou dioceses em dificuldades, educação católica, ajuda a refugiados e migrantes).

O critério geral, que inspira a prática do Óbolo, remonta à Igreja primitiva:  "a base primeira para a manutenção da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas dadas espontaneamente pelos católicos de todo o mundo, e eventualmente também por outras pessoas de boa vontade. Isto corresponde à tradição que tem origem no Evangelho (Lc 10,7) e nos ensinamentos dos Apóstolos (1 Cor 11,14)" (Carta de João Paulo II ao Cardeal Secretário de Estado, 20 de Novembro de 1982).

É possível contribuir  em qualquer momento, acessando a página do Vaticano.