Conser Leste 2: Bispos refletem sobre os desafios da Evangelização

Dom Walmor (ao centro) com os bispos auxiliares dom Mol, dom Luiz, dom Wilson e dom João na Assembleia do Conser Leste 2

Arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de pastoral participaram do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 3 a 5 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. Os estudos, palestras e reflexões foram inspirados no  tema central da Assembleia “Evangelii Gaudium e os desafios da Evangelização”, motivado pela Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom João Justino de Medeiros Silva assessorou o encontro, contribuindo com as reflexões a partir do tema central. Também foram debatidos temas como Análise de Conjuntura, com assessoria do padre Geraldo Martins; os Ecos da JMJ Rio 2013 e a Evangelização da Juventude no Regional Leste 2, com assessoria dos padres Evandro Bastos (secretário executivo do Regional Leste 2) e padre Sebastião Correa (assessor regional do Setor Juventude).

Na manhã de quarta-feira, os participantes contaram com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília(DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, para uma conferência sobre Espiritualidade das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.

Ao mesmo tempo em que se realizou a Assembleia, também houve o Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Leste 2. Na perspectiva da revitalização das paróquias e dos organismos de comunhão, o grupo dedicou-se à reflexão e discussão dos Estudos da CNBB 104 – Comunidade de comunidades: Uma nova Paróquia.