CONSER Leste 2 aponta diretrizes para Ações Pastorais – 15 a 18 de novembro

As dioceses que integram o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam da Assembleia Regional de Pastoral CONSER Leste 2, entre os dias 15 e 18 de novembro em Belo Horizonte. O Regional Leste 2 abrange as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. O tema do encontro é “Ação Evangelizadora – desafios e oportunidades”.

Cerca de 130 pessoas participam da Assembleia, que reúne arcebispos, bispos, padres e agentes de pastorais. Logo no início do evento foi feita uma avaliação geral das convergências e desafios pastorais do Regional, a partir de trabalhos apresentados pela professora Izabella Faria de Carvalho, do Centro de Informações Georeferenciadas, Pastorais e da Religião (CEGIPAR) da PUC Minas, e pelo padre Flávio Luis Rodrigues, Secretário Executivo do Regional.

A partir de uma análise dos Planos de Ação Pastoral das dioceses que integram o Regional Leste 2, padre Flávio concluiu que alguns desafios são colocados para elaboração dos futuros planos, como estabelecer maior diálogo com a população das grandes cidades e promover maior inserção da Igreja no mundo universitário. Fundamentados no diagnóstico, grupos de trabalho estão debatendo as questões.

O presidente do CONSER Leste 2, o Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou o caráter agregador da Assembleia Regional. “Juntos, partilhamos os desafios e as soluções. As dioceses precisam atuar de forma sistêmica, com o objetivo comum de promover cada vez mais a solidariedade e a evangelização na sociedade contemporânea.”

O vice-presidente do CONSER Leste 2, dom Luiz Mancilha Vilela, e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães também valorizaram o momento de reflexão conjunta.

“A ação evangelizadora não ocorre de forma fragmentada. O CONSER é um importante momento de aproximação dos bispos, padres e leigos que integram o Regional Leste 2. Neste encontro, encontramos totais condições para fazer uma programação para 2011”, afirmou dom Mol.

“A Assembleia é uma expressão de comunhão, com temas provocadores, que motivam a reflexão. Vejo este momento com muita esperança de que seja um marco para levarmos Jesus Cristo àqueles que estão mais afastados”, comentou o vice-presidente do Regional Leste 2, dom Luiz Vilela.