Conselho Social da Rensa discute propostas da 5ª APD

Membros do Conselho Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) e o vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych, discutiram as propostas da assembleia regional da 5ª APD sobre a inserção social da Igreja, no último sábado, dia 17. O grupo também apresentou sugestões para o Fórum Social 2016 e para o Circuito Sociocultural de 2017.

As cinco propostas de ação pastoral para a inserção social da Igreja apresentadas na assembleia da 5ª APD da Rensa foram refletidas pelo grupo, que sinalizou o que pode ser encaminhado com trabalho para as pastorais sociais da região. O grupo ressaltou o investimento na Pastoral de Rua e na Pastoral Carcerária, e também a necessidade de promover mais missões populares nos ambientes rurais e urbanos.

No dia 19 de novembro, será realizado o Fórum Social da Rensa, que tem como proposta promover um espaço para que todas as paróquias e pastorais apresentem seus trabalhos sociais e participem de minicursos em suas áreas de atuação. A atividade será realizada na Cúria Regional de Contagem, com o apoio do Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veasp).

Para 2017, o Conselho Social da Rensa planeja novas atividades para o Circuito Sociocultural da região. A data, local e a dinâmica da ação também foi um dos assuntos tratados. O grupo pretende ainda buscar parcerias para a realização do próximo circuito, que teve sua primeira edição em maio deste ano, junto com a Missa em ação de graças a São José, pelo Dia dos Trabalhadores.