O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido nesta quinta-feira. É o último encontro do Conselho deste ano. O presidente da Conferência, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa na manhã de hoje. Em sua homilia, dom Geraldo fez uma reflexão sobre os textos bíblicos proclamados na liturgia.
“Segundo Paulo, a experiência do amor de Deus, manifestado na pessoa de Cristo, ultrapassa infinitamente qualquer conhecimento humano. Somente quem crê é capaz de conhecer a fundo o amor de Deus e seu poder transformador”, disse dom Geraldo, aludindo-se ao texto da Carta de São Paulo aos Efésios.
Referindo-se à passagem do evangelho que afirma “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”, o presidente da CNBB citou Santo Ambrósio. “Comentando esta palavra, diz Santo Ambrósio: ‘Certamente, não se trata de fogo que consome os bons, mas do fogo que suscita a boa vontade, que torna melhores os vasos de ouro da casa do Senhor, consumindo o feno e a palha. Esse fogo divino devora todas as coisas do mundo acumuladas pela volúpia, queima as obras efêmeras da carne, e é o mesmo que inflamava os ossos dos profetas, como diz o santo Jeremias’”.
Assembleia de 2011
Um dos principais temas discutidos pelo Conselho Permanente foi a pauta da 49ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), de 4 a 13 de maio de 2011. Nesta Assembleia serão aprovadas as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tema central do encontro. Além disso, serão eleitos os novos membros da Presidência bem como os presidentes das dez Comissões pastorais da CNBB.
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, visitou o Conselho ontem, presidindo a missa pela manhã e se reunindo com os bispos na primeira sessão de trabalhos. A reunião foi reservada.
Hoje a pauta prevê, entre outras coisas, o lançamento dos materiais da Campanha da Fraternidade de 2011 e várias comunicações sobre projetos e trabalhos realizados pela Igreja no Brasil.