O Conselho Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) dialogou sobre reflexões e indicações pastorais propostas pelas paróquias para as juventudes da nossa Arquidiocese, durante reunião realizada no último sábado, 28 de setembro.
Durante a o encontro, dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte partilhou com os participantes sobre a mudança de local e o horário da tradicional Missa dedicada a Festa de Nossa Senhora Aparecida realizada pela Rensa, no dia 12 de outubro. Neste ano, a Celebração ocorrerá no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Novo Eldorado, em Contagem, às 12h (meio dia), e será presidida pelo nosso arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Nas edições anteriores, a liturgia foi celebrada na Praça da Cemig, no período da manhã.
“A mudança da Missa de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 40ª edição, foi votada pelos próprios padres da região na última Assembleia do Clero. Ela vai acontecer no Santuário para possibilitar maior participação dos padres e consequentemente de seus paroquianos por meio das caravanas. Queremos também valorizar esse bonito espaço na nossa região, que é o Santuário dedicado à Padroeira”, sublinhou Dom Nivaldo.
Outra importante partilha foi realizada pelo padre Thelis Luiz, assessor das juventudes da Região, trazendo para a reflexão as sínteses das paróquias sobre o Ano das Juventudes vivenciado pelas comunidades de fé. Dentre os pontos citados, estava a importância da acolhida e de ações que atraiam e cativem mais os jovens. As reflexões tiveram como base o subsídio “O novo sempre vem” do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) e do Vicariato para Ação Pastoral (Veam). Nesse documento, as paróquias respondem sobre a presença dos jovens na Igreja, os desafios para o engajamento e acompanhamento das juventudes.