Conselho Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida se reúne em momento de reflexão e partilha

Os membros do Conselho Pastoral Regional da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram em um encontro no sábado, 17 de outubro, na Cúria Regional de Contagem.

Estiveram presentes na reunião o bispo auxiliar da Rensa, dom Vicente Ferreira, o vigário episcopal da Região, padre Jean Aguiar, MSC, os vigários forâneos, padres assessores e os representantes de pastorais, movimentos de evangelização, paróquias e foranias.

O encontro teve início com uma oração conduzida pelo padre Jean Aguiar, MSC, e inspirada no tema da Campanha Missionária “A vida é missão” e lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Também foi feita a proclamação do Evangelho, meditação da Palavra, preces e a oração do Mês Missionário.

Na ocasião, os conselheiros tiveram a oportunidade de partilhar e refletir sobre os desafios e trabalhados realizados pelas paróquias, pastorais, grupos e movimentos durante esse período de pandemia e isolamento social. Dentre os temas abordados pelos membros do Conselho, se destacam a Catequese, a Pastoral da Saúde, a atuação da Pastoral da Criança, o diaconato e o cuidado com os mais pobres, a importância da família na sociedade, as exéquias, os encontros online, as eleições 2020 e a iniciativa Solidariedade em Rede da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Os participantes ainda foram motivados a pensar em ações que fortaleçam os trabalhos pastorais. Ao final do encontro, dom Vicente agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância de cuidar uns dos outros e deu a benção. A reunião foi realizada de acordo com as medidas de prevenção ao Covid-19 e orientações dos órgãos de saúde.