Conselho Pastoral Arquidiocesano reflete sobre Igreja Sinodal e Ano das Juventudes

O Ano das Juventudes, que será vivido em 2024 na Arquidiocese de Belo Horizonte, e os caminhos a serem seguidos para que a Igreja torne-se cada vez mais sinodal, isto é, com o crescente protagonismo de todos na missão de anunciar o Evangelho, foram tratados na reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano, na manhã deste sábado, 2 de dezembro, na modalidade telepresencial. Logo no início, os integrantes do Conselho participaram de um momento de oração conduzido pelo padre Danilo César, da Comissão Arquidiocesana de Liturgia.

Em seguida, o vigário episcopal para Ação Pastoral, padre Filipe Gouvêa, apresentou síntese do processo de escuta promovido durante o Encontro Arquidiocesano de Pastoral, realizado em novembro.  O Vigário apresentou a síntese das contribuições apontadas pelas comunidades de fé e pelos representantes das instâncias participantes do Encontro, que indicaram caminhos para que a Arquidiocese de Belo Horizonte avance sempre mais na promoção da sinodalidade. Dentre as sugestões indicadas, está a importância de se investir na formação de evangelizadores consagrados e leigos. Assim, auxiliá-los na vivência da dimensão missionária, tão importante nas comunidades de fé da Igreja.

A síntese das contribuições apresentadas durante o Encontro Arquidiocesana de Pastoral indica também que é preciso  estimular sempre mais a participação de todos na vida eclesial, com iniciativas que promovam a partilha de conhecimento sobre a estrutura Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, com seus setores e vicariatos, para que as pessoas se sintam convidadas a se envolverem nas muitas iniciativas.

Representantes da comunidade arquidiocesana que participaram do Encontro Arquidiocesano de Pastoral indicaram ainda a importância de se promover um programa contínuo de formação sobre a sinodalidade,  buscando contribuir para o diálogo entre evangelizadores, a partir de encontros para reflexões sobre temas importantes.

Promover, sempre mais, o protagonismo das comunidades de fé que estão nas periferias da Capital Mineira e de outros 27 municípios da Região Metropolitana, consolidando a grande rede que forma a Igreja Particular de Belo Horizonte, também foi sugestão apresentada.

Ao final da reunião deste sábado, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo,  agradecendo a importante participação de todos, pediu para que cada um cultive a esperança – “força para superar desafios.” O arcebispo citou como exemplo da sinodalidade a criação e atuação dos vicariatos,  ao recordar que a Arquidiocese de Belo Horizonte é marcada pela sinodalidade: “A Arquidiocese de Belo Horizonte, em seus mais de 100 anos, sempre caminhou de modo sinodal”.

Campanha para a Evangelização

No horizonte da união e da sinodalidade,  padre Filipe Gouvêa apresentou o apelo para o envolvimento de todos na Campanha para a Evangelização 2023, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste tempo do Advento. Padre Filipe pediu para que todos contribuam com a Campanha,  promovendo-a, exercendo a solidariedade. Neste ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema “Em Belém,  casa do Pão, Deus nos faz irmãos”.

A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano dedicou-se ainda ao Ano das Juventudes,  que será vivido em 2024, com a apresentação de seus principais eventos.