A promoção da amizade social, gesto concreto de adesão à Campanha da Fraternidade 2024, foi tema da reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano, neste sábado, 24 de fevereiro, no Convivium Emaús. O encontro, presidido pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi dedicado também a reflexões sobre Liturgia.
A professora Lucimara Trevizan, assistente episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, conduziu o momento de oração na acolhida aos participantes. Padre Filipe Gouvêa, vigário episcopal para Ação Pastoral, conduziu dinâmica para que os participantes do encontro, organizados em grupos, desenvolvessem reflexões sobre Liturgia.
Ao comentar sobre a Campanha da Fraternidade 2024 – que tem o tema “Fraternidade e amizade social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) – professora Lucimara disse que é preciso mais consciência sobre o mundo em que vivemos. Nesse mesmo sentido, dom Walmor advertiu que o ressentimento é um grande obstáculo à amizade social e ao anúncio do Evangelho. O Arcebispo, em seus artigos mais recentes, tem se dedicado a apontar caminhos para bem viver o tempo quaresmal acolhendo o exercício proposto pela Campanha da Fraternidade 2024. Dom Walmor lembrou que cultivar a amizade social é imprescindível para que a humanidade consiga enfrentar seus desafios. Esse cultivo pede, especialmente na Igreja, que todos possam caminhar no mesmo ritmo – orientou o Arcebispo, lembrando a importância da articulação de iniciativas e projetos.
Para dom Walmor, não se pode deixar o coração perder a alegria. “Não devemos nos desanimar. Ao invés disso, precisamos manter acesa a chama da fé e da esperança”. Diante da complexa realidade da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Arcebispo pediu para que todos procurem exercer, sempre mais, a humildade.
Durante o encontro, Daniel Reis, do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, partilhou informações sobre o processo de redação e revisão do Diretório Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano foi também oportunidade para partilhas dos Vicariatos Especiais e das Regiões Episcopais sobre suas iniciativas dedicadas ao Ano das Juventudes, vivido pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2024. E também para apresentar os novos integrantes do Conselho, nomeados recentemente pelo arcebispo dom Walmor.
A seguir, veja fotos do encontro (crédito Janaína Gonçalves/Pascom Rense)