Conselho Nacional do Laicato do Brasil publica subsídio para celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

No dia 22 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo” e junto com ela a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

Até a década de sessenta do século passado, nesta solenidade, a ação católica promovia a festa dos leigos com confraternizações, encontros, celebrações e principalmente a renovação das promessas batismais.

A comemoração tem por objetivo, confirmar o compromisso dos cristãos leigos e leigas em contribuir com o projeto de Jesus Cristo de implantação do “Reino de Deus”. Os leigos comprometidos com esse projeto devem atuar na sociedade em suas mais diversas instâncias e ambientes testemunhando e modificando as realidades atuais, procurando aproximá-las do modelo de sociedade que Jesus propôs e que defendeu até o final, inclusive com a própria vida.

“Quando o mundo diz guerra, deveríamos agir para reforçar a cultura da paz. Quando o “EU” tenta prevalecer, é preciso lembrar que o coletivo é maior. Quando a lógica é da acumulação, testemunhamos que a partilha conduz para a justiça. Quando o ódio e a vingança mostram sua face agimos com amor e perdão”, lembra Leonardo Moura secretário do Laicato da Arquidiocese de BH.

“Reconhecer e celebrar  Jesus Cristo Rei do Universo passa pelo compromisso de ser agente ativo para implantação do seu projeto de sociedade, à luz do tema proposto para o ano de 2020, “Testemunho e profecia a serviço da vida”, tão bem documentado nos evangelhos.

Renovemos, pois, nesta data, nossos compromissos e assumamos com intensidade nossas responsabilidades, com Jesus e com o Reino de Deus.

Para bem celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, o CNLB Nacional preparou um subsídio com vários textos e roteiros,  para possibilitar a cada comunidade, em suas múltiplas realidades,  em nossa Arquidiocese, a oportunidade de se preparar bem e vivenciar essa data tão importante para todos os cristãos.

Subsídio para celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas