
O Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidido pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, se reuniu nesta terça-feira, dia 18, para reflexões sobre as frentes dos trabalhos desenvolvidos pelo Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap). De modo especial, a reunião do Conselho foi oportunidade para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no horizonte horizonte da sinodalidade.
Após a oração inicial conduzida pelo arcebispo dom Walmor, padre Filipe Gouvêa, vigário episcopal para Ação Pastoral, dedicou-se a relatar a estrutura organizacional do Vicariato por meio da apresentação de cada um dos seus Secretariados, a exemplo do Secretariado Arquidiocesano do Dízimo. Dom Walmor ressaltou o importante trabalho desenvolvido por este Secretariado, lembrando que, mesmo com a pandemia, permaneceu forte a consciência cristã a respeito da corresponsabilidade com a manutenção das igrejas, das iniciativas de evangelização e, particularmente, de amparo aos mais pobres. O bispo auxiliar dom Joel Maria dos Santos também destacou o trabalho desenvolvido pelo Secretariado Arquidiocesano do Dízimo.
A professora Lucimara Trevizan, assistente episcopal do Veap, sublinhou a qualidade dos subsídios produzidos pelo Vicariato. Frei Adilson Corrêa da Silva, vigário episcopal do Setor Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, acrescentou que o investimento na formação de evangelizadores também representou avanço importante. Vigário Episcopal na Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Aureo Nogueira de Freitas, enalteceu o fortalecimento da articulação dos trabalhos.
Ainda sobre a Pastoral do Dízimo, monsenhor Judas Tadeu lembrou do importante impulso social do Dízimo, graças à dedicação de dom Walmor. Diante da sugestão de desenvolver mapeamento para identificar as comunidades com trabalhos exitosos no âmbito da Pastoral do Dízimo, padre André Lage, do Conselho Gestor da Mitra Arquidiocesana, sugeriu que os frutos desse estudo sejam compartilhados no Conselho Presbiteral.
Ao final da reunião, foi anunciado que o Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar) e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) agora integram o Ex Corde PUC Minas – Centro de Estudos e Pesquisas Pastorais, com a missão de assessorar e subsidiar trabalhos na Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Walmor agradeceu a cada um dos participantes pela dedicação ao Conselho e à evangelização na Arquidiocese.