O Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniu nesta quarta-feira, dia 10, para diálogos e reflexões sobre temas importantes: partilhas sobre a nova etapa da Rede Catedral de Comunicação Católica (RCCC) na Catedral Cristo Rei, reflexões sobre a criação de nova forania na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), desafios da Mitra Arquidiocesana e de suas paróquaias e a respeito do Conselho Arquidiocesano das Associações, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades (Camenc). A reunião foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que acolheu os participantes com um momento de oração.
A Rede Catedral de Comunicação Católica foi o primeiro assunto tratado no encontro. O diretor-geral da RCC, padre Samuel Fidelis, apresentou aos participantes dados recentes que refletem a expansão dos meios de comunicação no ambiente digital. A RCC reúne a Rádio América, a TV Horizonte e canais nas redes sociais. Em agosto, a RCCC tornou-se ainda mais forte, com a inauguração de sua nova sede e a transferência de suas produções para o conjunto arquitetônico da Catedral Cristo Rei. A nova infraestrutura, além de mais ampla, reúne equipamentos de última geração, possibilitando fortalecer, ainda mais, a evangelização a partir da comunicação. Em sinergia com a mudança de infraestrutura, a direção da RCCC desenvolveu um planejamento de reestruturação da programação da Rádio América e a TV Horizonte, investindo ainda mais na convergência e no potencial das diferentes linguagens digitais.
Na sequência, o bispo auxiliar dom Nivaldo Ferreira e a coordenadora do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar), vinculado à PUC Minas, professora Izabella Carvalho, apresentaram estudo que propõe a criação da Forania Cristo Sol Nascente, na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecia. Os integrantes do Conselho aprovaram a criação da Forania.
A partir de apresentação do bispo auxiliar dom Júlio César Gomes Moreira, foi sublinhado o desafio de discernir sobre a complexidade do cenário envolvendo as novas comunidades. O Conselho Arquidiocesano das Associações, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades (Camenc), conforme destacou o bispo auxiliar, tem contribuído com o trabalho de conhecer sempre mais os grupos buscando fortalecê-los na missão de anunciar o Evangelho.
Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de conhecer a nova estrutura organizacional da Mitra Arquidiocesana. A meta é fortalecer sempre, e cada vez mais, o serviço dedicado às comunidades de fé e aos evangelizadores na missão de proclamar a Palavra e Deus.