Conselho Episcopal da Arquidiocese dedica-se à 7ª APD, ao Serviço de Animação Vocacional e ao VEAM

Ouça o conteúdo

O Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniu nesta quarta-feira, dia 11, de modo telepresencial, para reflexões sobre a reestruturação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e partilhas da 7ª Assembleia do Povo de Deus (7ª APD), com ênfase na sua vivência nas regiões episcopais da Arquidiocese. Os conselheiros apreciaram  textos que vão integrar o Documento 3, dedicado aos vicariatos especiais da Arquidiocese. No encontro desta quarta-feira, a apresentação se concentrou no texto correspondente ao Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM), nas suas dimensões Vilas e Favelas, Condomínios e Edifícios, Artes, Cultura e Bens Culturas.

Logo após a saudação inicial do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, os integrantes do Conselho acolheram dom Evandro Campos Maria e padre Odinei de Paiva Magalhães. Dom Evandro agradeceu ao Arcebispo e a todos os bispos que o estão apoiando neste início de ministério episcopal. “Peço que continuem me ajudando”. Também padre Odinei, recentemente nomeado reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), expressou gratidão a dom Walmor.

Em seguida, os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte partilharam sobre o percurso das cinco regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte na vivência da 7ªAPD. A assistente episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, professora Lucimara Trevizan, disse que, em breve, os fiéis serão convidados a responder a um questionário digital, via site da Arquidiocese de Belo Horizonte, dentro das etapas da 7ª APD. O questionário foi apresentado aos conselheiros. A participação é uma forma de contribuir para a atualização das diretrizes para a evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Após as partilhas sobre a APD, padre Filipe Gouvêa, vigário episcopal para Ação Pastoral, apresentou o projeto recém-construído do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese. O documento propõe uma nova organização para a animação vocacional na Arquidiocese, especificando atribuições e competências das instâncias arquidiocesanas, regionais, forâneas e paroquiais. Indica ainda que todo trabalho será em comunhão com as diretrizes do mais recente Sínodo dos Bispos, que se dedicou à promoção da sinodalidade  na Igreja (todos protagonistas).

Antes de concluir a reunião, os participantes avançaram na apreciação do Documento 3 da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ainda em fase de desenvolvimento, o Documento 3 enfatiza os vicariatos especiais. No encontro desta quarta, os integrantes do Conselho se dedicaram ao texto correspondente ao Vicariato Episcopal para Ação Missionária, nas suas dimensões Vilas e Favelas, Condomínios e Edifícios, Artes, Cultura e Bens Culturas..

Dom Walmor, na oração final do encontro, agradeceu aos integrantes do Conselho pela dedicação e importantes contribuições.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH