Você está em:

Conselho Episcopal Arquidiocesano se reúne nesta quarta-feira para importantes reflexões

O Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte, que se reuniu de modo telepresencial, nesta quarta-feira, 13 de novembro, se dedicou, de modo especial, a avaliar o Encontro Arquidiocesano de Pastoral, vivido no último sábado. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo acolheu os participantes da reunião do Conselho promovendo um momento de preces e expressando gratidão pela importante dedicação de todos.

Representantes da equipe que se dedica à elaboração do novo Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Belo Horizonte informaram que o documento já está quase concluído e será apresentado no dia 29 de dezembro, durante a abertura do Ano Santo da Esperança na Arquidiocese de Belo Horizonte – celebração na Catedral Cristo Rei, às 10h30. Foi explicado que, nesta fase final de elaboração do Diretório, estão sendo incorporadas as contribuições recebidas pela equipe para enriquecer o documento.

Na sequência, foram atualizadas informações sobre a elaboração do Diretório Catequético da Arquidiocese de Belo Horizonte – trabalho que também está em sua etapa conclusiva. Dom Walmor solicitou a elaboração de um cronograma para a apresentação do Documento.

A reunião do Conselho Episcopal também foi oportunidade para avaliar o caminho missionário do Diaconato Permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte. O diaconato terá assembleias regionais a cada semestre, além de sua assembleia geral, realizada anualmente. A proposta busca consolidar, ainda mais, os momentos de avaliação e partilha de experiências.

O Conselho Episcopal dedicou-se ainda à preparação da próxima Assembleia Geral do Clero, que será vivida no dia 13 de dezembro. O tema central da Assembleia será “Vida e ministério do presbítero: homem da esperança”, já em sintonia com o Ano Santo Jubilar de 2025. Será a 109ª Assembleia Geral do Clero da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No encerramento da reunião do Conselho Episcopal Arquidiocesano, os vigários episcopais do Setor Social, padre Roberto Rubens, e do Setor Ambiental, frei Adilson Corrêa, partilharam sobre eventos especiais que serão vividos na Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir da articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental. Padre Roberto Rubens detalhou sobre a programação do Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese e Belo Horizonte. Já frei Adilson Correia informou que a Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral está sendo planejada para o dia 25 de janeiro de 2025.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH