Conselho Episcopal Arquidiocesano dedica-se ao “Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança”

O Ano Jubilar de 2025, que será vivido pela Igreja em todo o mundo a partir do lema “Peregrinos da Esperança”, integrou a pauta do Conselho Episcopal Arquidiocesano, em reunião na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto. Também integraram a pauta do encontro reflexões sobre o retiro do clero, organizado pelas cinco regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, deliberações sobre a criação de nova forania na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida e partilhas sobre trabalhos desenvolvidos nos vicariatos episcopais especiais, nas regiões episcopais, no Convivium Emaús e a respeito da programação dedicada à memória de dom Serafim, no centenário de nascimento do Cardeal. A reunião foi concluída com a apresentação dos avanços e do cronograma relacionados às obras da Catedral Cristo Rei. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo acolheu os participantes presidindo o momento de oração. Em seguida, o bispo auxiliar dom Nivaldo dos Santos Ferreira iniciou a coordenação das apresentações. Recentemente ordenado bispo, dom José Otacio Oliveira Guedes participou da reunião – início de seu ministério como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte será dia 1º de setembro.

O “Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança” foi o primeiro tema tratado. O vigário para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Filipe Gouvêa, lembrou que o Jubileu contribuirá com a preparação da Arquidiocese de Belo Horizonte para viver a sua 7ª Assembleia do Povo de Deus, em 2026. O Jubileu 2025 será marcado pela oração, espiritualidade e catequese, conforme sublinhou o Vigário para Ação Pastoral. Dentre as propostas de ações pastorais para o Ano Jubilar de 2025 estão a realização da Torcida de Deus,  a criação de dois subsídios (um para cada semestre, com o objetivo de auxiliar as comunidades nas celebrações, na vivência do Jubileu no contexto paroquial), a realização de retiros populares semestrais nas Regiões Episcopais,  a promoção de catequeses nos Santuários, a organização de um simpósio envolvendo institutos de teologia e a promoção de momentos formativos nas escolas (Jubileu dos Acadêmicos e Estudantes), o desenvolvimento de um trabalho dedicado ao acompanhamento das juventudes, a partir de reflexões com o Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) e do subsídio “O novo sempre vem”. Constitui também proposta de ação pastoral para o Ano Jubilar 2025 a organização de um grande evento dedicado aos animadores de encontros bíblicos e da novena de Natal. Para auxiliar na realização de todos os eventos que marcarão a vivência do “Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança” na Arquidiocese de Belo Horizonte, foi instituída uma comissão especial.

Na sequência da reunião, a professora Izabella Carvalho, coordenadora do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar), apresentou o mapa da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), com a delimitação da área de abrangência da Forania Nossa Senhora Aparecida, que será criada na Rensa, de modo a contribuir para fortalecer, ainda mais, a ação missionária na Arquidiocese de Belo Horizonte. O Conselho Episcopal Arquidiocesano aprovou a criação da Forania.

A conclusão do encontro do Conselho Episcopal Arquidiocesano foi dedicada a reflexões sobre os trabalhos desenvolvidos no Convivium Emaús, nos vicariatos episcopais especiais e nas regiões episcopais,  apresentação dos avanços e das próximas etapas na obra da Catedral Cristo Rei, partilhas sobre o ano especial de celebrações dedicado à memória do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, inaugurado na terça-feira, dia 13, com Missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo. Até o próximo ano, uma série de homenagens estão previstas para rememorar a vida e a história de dom Serafim, falecido em 2019, e que teria completado 100 anos no último dia 13 de agosto.