Conselheiros paroquiais da Rense estudam importante documento da Arquidiocese de BH

Os Conselheiros Pastorais das Paróquias que integram a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança se reuniram na tarde de sábado, 23 de março, para um momento formativo sobre o Guia Arquidiocesano para os Órgãos Colegiados, documento inspirado pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Quem assessorou o encontro foi o padre Joel Maria dos Santos, vigário para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. O sacerdote destacou documentos importantes para a caminhada pastoral da Igreja e se fundamentou nos trabalhos desenvolvidos pelo padre Agenor Brighenti – Doutor em Ciências Teológicas e Religiosas, especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral pelo Instituto Teológico-Pastoral do Celam (Medellín).

No segundo momento do encontro, após o intervalo, os participantes acolheram com alegria o bispo auxiliar referencial para a Rense, dom Joaquim Mol, que ressaltou a importância do processo formativo para os conselheiros pastorais e disse que é preciso entender quais as verdadeiras funções que se aplicam a um Conselho Pastoral Paroquial.

Em seguida, os coordenadores de pastoral da Rense nas áreas de Comunicação, Social, Catequese, Juventude e Liturgia partilharam o resultado de uma pesquisa realizada em diferentes comunidades. O levantamento mostrou como essas diferentes áreas estão sendo trabalhadas na Rense.

O vigário da Rense, frei Adilson Corrêa, que acolheu cada participante em sua fala na abertura do encontro, ao final, agradeceu a todos que puderam se reunir para o momento de formação.

Fotos: Valéria Val/Pascom Rense