Conheça o site do Santuário Santo Antônio de Roça Grande

O Santuário Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará, conta com uma nova ferramenta de interação com o público; um site dinâmico e com informações completas para todos os fiéis.

No endereço www.santuariosantoantonio.org.br está disponível a agenda paroquial, links de reportagens que destacam o Santuário e que foram publicadas por grandes meios de comunicação, informações sobre como chegar ao local, mais detalhes sobre as caravanas e outros dados.

A história do Santuário, que recebe mensalmente milhares de romeiros, começa em 1676, quando o Bandeirante Borba Gato chega à região de Sabará, trazendo a devoção a Santo Antônio de Pádua e construindo uma primitiva capela.

Logo no início do século 18, a capela é elevada a Paróquia. Mais tarde, com o progresso de Santa Luzia, ela é destituída do status de Paróquia e torna-se capela novamente, agora pertencente à Paróquia de Santa Luzia, para onde o pároco leva a imagem de Santo Antônio.

Contudo, a imagem de Santo Antônio retorna duas vezes para Roça Grande, aparecendo sobre uma rocha. Conta-se que na terceira e última tentativa de levar a imagem para a Paróquia de Santa Luzia, mesmo com vigilância dos guardas, Santo Antônio aparecia novamente sobre a rocha. Os moradores de Roça Grande e região atribuíram o fato a um milagre e à vontade de Santo Antônio de permanecer em Roça Grande. Desde então, a devoção ao Santo Antônio se espalhou, com romeiros de todas as partes de Minas Gerais.

A igreja passou por uma reforma em 1810 e no início do século passado foi demolida. Seus maiores bens foram vendidos e os recursos usados para a construção do Santuário antigo, que teve as obras iniciadas em 1915. Em 1998 foi elevada à condição de Santuário.

Conheça toda a história do Santuário pelo site: www.santuariosantoantonio.org.br