A Live Santuários Arquidiocesanos deste mês de janeiro conta a história do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, referência de espiritualidade, cidadania e amparo aos mais pobres no Vale do Paraopeba, em Minas Gerais. Com a participação do reitor do Santuário, padre Danil Marcelo dos Santos, a live será transmitida, ao vivo, no dia 15 de janeiro, quarta-feira, às 16h, pelos canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Clique aqui e conheça a bonita história do Santuário, referência do Vale do Paraopeba:
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário
O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário é fruto de uma linda história que começou há 5 décadas. No coração do Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, com a construção do Centro de Lideres Dom José Dalvit – uma importante referência para toda a região, inaugurado em 1975, a partir da união de várias comunidades de fé. Toda a estrutura foi planejada para acolher a comunidade em iniciativas dedicadas à espiritualidade, à cidadania e ao conhecimento. No local que acolheu o Centro de Lideres Dom José Dalvit, foi criado o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, a partir de decreto do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, em 25 de fevereiro de 2019.
A devoção a Nossa Senhora do Rosário é especialmente forte no Vale do Paraopeba e o Santuário Arquidiocesano consolidou-se como referência no amparo aos familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019, quando uma barragem com rejeitos de mineração se rompeu na cidade.
O Santuário Arquidiocesano, que fica na Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, bairro Santa Cruz, Brumadinho (MG), também é sede da Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário.