Congregação Redentorista: mensagem ao monsenhor Vicente de Paula Ferreira

Os padres Américo de Oliveira, C.Ss.R. e Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R – respectivamente superior provincial e vigário provincial – publicaram mensagem, em nome da Província do Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo, da Congregação Redentorista, dedicada monsenhor Vicente de Paula Ferreira, recentemente nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese. Na mensagem, os sacerdotes destacam e agradecem a dedicação de monsenhor Vicente à Congregação Redentorista. “Sua nomeação para bispo auxiliar de Belo Horizonte fortalece nosso vínculo fraterno com Dom Walmor, crismado por Dom Muniz, C.Ss.R., na diocese da Barra, amigo dos Redentoristas desde Juiz de Fora, onde trabalhou conosco, tendo sido, inclusive, seu professor na Universidade Federal de Juiz de Fora. Fortalece, ainda, nossa presença na querida Arquidiocese de Belo Horizonte, onde evangelizamos bem no coração da capital. E você será ordenado Bispo na Igreja São José, ponto de encontro entre os Redentoristas e a Arquidiocese”, diz a mensagem.
Nomeado bispo auxiliar na quarta-feira, dia 8 de março, a ordenação episcopal de monsenhor Vicente será no dia 27 de maio, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte.
Mensagem completa:

Província do Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo ao monsenhor Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.
Juiz de Fora, 10 de março de 2017.

Saudações em Cristo Redentor!
Prezado confrade Monsenhor Vicente, C.Ss.R.,

A notícia de sua nomeação para Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, pelo Papa Francisco, produziu em nós um misto de tristeza e alegria. Tristeza porque sua partida nos diminuirá enquanto grupo; alegria, afinal a Igreja é maior que a Província e a Congregação e, com seus talentos, poderá servir a mais pessoas. Sua nomeação se reveste de especial significado ao confirmar que nossos caminhos formativos e missionários são sólidos e consistentes, capazes de oferecer um Bispo à Igreja. Você será o sétimo de uma lista que nos enche de júbilo: D. Muniz, D. Tiago, D. Brandão, D. José Gonçalves, D. Lelis Lara e D. Fernando Guimarães. Você, monsenhor Vicente, entra agora nesta lista dos bispos redentoristas da nossa querida Província e, com certeza, faz jus a ela.

Nós queremos agradecer os 32 anos de sua presença fraterna e amiga entre nós. Desde que chegou, com apenas 14 anos de idade, seu caminho se caracterizou pela constante busca do crescimento pessoal e aprimoramento espiritual, teológico e cultural. De fato, você nunca parou de perscrutar o mistério do ser humano e da sua relação com Deus no contexto da contemporaneidade. Seu percurso levou-o a descobrir na caritas cristã a resposta para os dramas da humanidade. Caritas que não se restringe a conceitos, mas se expressa na solidariedade samaritana com o mais vulnerável. E essa perspectiva você encarnou em seu cotidiano missionário, fiel ao estilo de Santo Afonso, que associa brilhantemente teologia, vida espiritual, oração e serviço ao povo de Deus, mormente aos pobres e abandonados.

Como confrade, você conseguiu estabelecer relações maduras, sinceras, fraternas, com respeito admirável pelo mistério e drama de cada um. Seu olhar profundo sobre a realidade permitiu-lhe governar a Província durante três mandatos consecutivos, promovendo a vida fraterna, a vida apostólica, o cuidado com a administração do nosso patrimônio espiritual e cultural. Sua rica produção intelectual, seus belos textos e poesias, sua música e sua arte estiveram sempre impregnados do desejo de servir ao grupo e aos confrades, os quais você muito amou e aos quais se dedicou com sinceridade e alegria, sendo verdadeiro irmão e amigo.
Agradecemos emocionados o seu serviço abnegado em tantas tarefas que o grupo lhe confiou ao longo dos seus 25 anos de vida religiosa e 20 de ministério presbiteral entre nós. Oferecemos você à Igreja particular de Belo Horizonte, sentindo já sua falta, mas com alegria. Oferecemos um fruto maduro e saudável da árvore que somos. Sua nomeação para Bispo auxiliar de Belo Horizonte fortalece nosso vínculo fraterno com Dom Walmor, crismado por Dom Muniz, C.Ss.R., na diocese da Barra, amigo dos Redentoristas desde Juiz de Fora, onde trabalhou conosco, tendo sido, inclusive, seu professor na Universidade Federal de Juiz de Fora. Fortalece, ainda, nossa presença na querida Arquidiocese de Belo Horizonte, onde evangelizamos bem no coração da capital. E você será ordenado Bispo na Igreja São José, ponto de encontro entre os Redentoristas e a Arquidiocese.
Obrigado, Monsenhor Vicente, obrigado, irmão! Seja seu episcopado fecundo para a Igreja! Um passo adiante no seu caminho espiritual de serviço ao próximo, sobretudo ao mais vulnerável! Santo Afonso o inspire e acompanhe com sua intercessão! Conte sempre com nosso apoio e orações! Seremos sempre seus irmãos!

Pela Província do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo,

Padre Américo de Oliveira, C.Ss.R. – Superior Provincial