O presidente nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU), Sérgio Prévidi, realiza conferência em Belo Horizonte no próximo dia 27. O MPPU é uma rede mundial aberta composta de cidadãos, políticos, militantes, funcionários públicos, estudiosos e cientistas políticos, jovens interessados pelas grandes questões mundiais e pela vida da própria cidade, estado e país. Seus integrantes defendem que a unidade é o futuro do mundo. Integrantes do movimento acreditam que a política deve adotar como paradigma a “fraternidade universal”.
O MPPU tem raízes no Movimento dos Focolares, iniciado durante a Segunda Guerra Mundial pela italiana Chiara Lubich que, em meio ao sofrimento, descobre a vontade de Deus por uma vida em unidade. Assim, a chamada espiritualidade da unidade começou a se difundir pelo mundo, hoje sendo compartilhada por cerca de 3 milhões de pessoas, de várias nacionalidades. Em 1964, durante audiência com o Papa Paulo VI, os Focolares foram reconhecidos como obra de Deus.
O MPPU nasceu em 1996, durante encontro de Chiara Lubich com diversas personalidades da vida pública em Nápoles (Itália). Chegou ao Brasil em 2001 e hoje é referência para projetos do Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. A conferência de Sérgio Prévidi, presidente do MPPU no Brasil, será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a partir das 19h30.