Comunidades de fé recebem o cuidado e a solidariedade de fiéis da Paróquia Jesus Crucificado

A Pastoral da Criança da Paróquia Jesus Crucificado, no bairro Goiânia,  atua de modo muito especial junto às famílias da Vila Barraginha, em Sabará.  Os líderes da Pastoral visitam, todos os meses, 40 crianças de zero a seis anos e três gestantes. “Cuidamos de oito gestantes desde o segundo semestre de 2014, e cinco já deram a luz. Agradecemos a Deus, pois todas as crianças nasceram com saúde e continuam passando bem”, afirma a coordenadora da Pastoral,  Elaine Cristina Ferreira.

Segundo Elaine, é um trabalho desafiador, pois é preciso ensinar as pessoas hábitos de higiene e boa alimentação num cenário que envolve pobreza extrema e falta de infraestrutura. A saúde da população é prejudicada, também, por um riacho poluído que corta a comunidade e por outras situações relacionadas à falta de infraestrutura e por hábitos cultivados durante anos e que as pessoas  têm dificuldade de modificar.

O desafio de melhorar as condições de
vida das famílias em ambientes pobres
sem infraestrutura sanitária

Além das visitas, a celebração da vida é uma importante oportunidade ajudar para as famílias a transformarem suas realidades. “Nossa missão é ensinar as pessoas a viverem com dignidade  dentro daquilo que possuem. Aproveitamos cada encontro para passar essa mensagem. Mesmo tendo  pouco, é possível”- afirma Juarez Juarez Cristiano dos Santos, único homem que participa da Pastoral na comunidade–”Somos treinados para ensinar as mães a tratarem  bem seus filhos em qualquer realidade. Com atitudes simples consegue-se uma alimentação mais saudável, seja nos bolsões de pobreza das grandes cidades, seja numa área rural do nordeste, por exemplo”.

Durante a Celebração da Vida,  são realizadas oficinas de brincadeiras  com as crianças, aulas de artesanato e oferecido um lanche saudável.  O encontro é  complementado com palestras sobre o cuidado com bebês, saúde, higiene, educação de prevenção ao abuso de drogas. Mas segundo Elaine, o mais importante que é a espiritualidade, não fica esquecido. Antes de servir o lanche todos são convidados afazer uma oração, independentemente a religião que professam, pois Pastoral da Criança atende todos, indistintamente.

Segundo o padre Sivonaldo Araújo Maciel, responsável pela Paróquia, também é de grande  importância o trabalho dos  vicentinos  que cuidam de receber doações e distribuí-las entre as famílias mais necessitadas. Dentre as ações do grupo estão a organização e distribuição de cestas básicas com alimentos não perecíveis levados à igreja  pelos fiéis todo segundo domingo mês, quando  é realizada a campanha do quilo.

A paróquia também e referência na região  por oferecer o espaço para o funcionamento do grupo dos Alcóolicos Anônimos (AA) e grupo dos Narcóticos Anônimos (NA).