Comunidades de fé do Vale do Paraopeba agora integram a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário

O arcebispo dom Walmor, a partir de decreto, cria a quinta Região Episcopal na Arquidiocese de Belo Horizonte: a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que abrange todas as cidades e distritos do Vale do Paraopeba.

A nova Região Episcopal tem como bispo auxiliar referencial dom Vicente Ferreira. O Vigário Episcopal é o padre Renê Lopes, pároco da Paróquia São Sebastião, de Brumadinho. A criação da Renser é fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD), que inspirou o fortalecimento da ação missionária em todo Vale do Paraopeba. A partir da 5ª APD, foi instituído o Vicariato para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba (VEAM), que contribuiu para a articulação das comunidades de fé e a instituição da Região Episcopal.

A grande devoção a Nossa Senhora do Rosário, nas muitas comunidades que ficam no Vale do Paraopeba, inspirou a definição do nome da quinta Região Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na cidade de Brumadinho, que agora faz parte da Renser, foi criado o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, sede da Cúria Regional.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, agora, se organiza geográfica e pastoralmente em cinco Regiões Episcopais: Nossa Senhora Aparecida (Rensa), Nossa Senhora da Conceição (Rensc), Nossa Senhora da Esperança (Rense), Nossa Senhora da Piedade (Rensp) e Nossa Senhora do Rosário (Renser).