Fiéis celebram o Domingo de Ramos

Fiéis das muitas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte se recordaram, neste domingo, abertura da Semana Santa, da chegada Jesus em Jerusalém. A procissão de Ramos, que antecedeu a Celebração da Eucaristia nas muitas comunidades, faz referência ao modo como o povo de Jerusalém recebeu Jesus, aclamando-o com ramos nas mãos.

Na Tenda Cristo Rei, canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, o arcebispo dom Walmor celebrou a Eucaristia às, 17h, logo após a procissão, que partiu da cruz da Catedral rumo à Tenda. “Seguindo os passos de Jesus, somos chamados a reavivar em nossos corações a consciência de que somos discípulos e discípulas de Cristo. Se o seguirmos, passando pela paixão e pala morte, vamos alcançar o sentido de nossa vida e conquistar a força de que precisamos para trilharmos os nossos caminhos”, disse dom Walmor, pouco antes da Celebração.

Também na Capital Mineira, o bispo auxiliar dom Joaquim Mol celebrou o Domingo de Ramos, com os fiéis da Vila Ventosa, Região Oeste de Belo Horizonte. Conforme explica dom Mol, “Deus não nos salva da cruz. Ele nos salva na cruz. A cruz da injustiça, das dificuldades da família, dos desentendimentos.” O Bispo Auxiliar caminhou com os fiéis pelas ruas da Vila, na procissão do Domingo de Ramos.

Mais cedo, às 11h30, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, peregrinos celebraram o Domingo de Ramos com procissão que partiu da Arena da Amizade e foi concluída na Basílica Estadual das Romarias. Muitos fiéis caminharam, em oração, pelos espaços do Santuário, contemplando as belezas natureza.

Ainda em Caeté, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva caminhou em procissão com os fiéis da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis até o Ginásio Poliesportivo da Cidade, onde foi celebrada a Missa, com a participação dos fiéis das comunidades de fé das Paróquias São Francisco de Assis, São João Paulo II e Nossa Senhora do Bom Sucesso.

A Semana Santa também tem programação especial no Vale do Paraopeba. No sábado, muitos fiéis participaram de Caminhada Penitencial, com a presença do bispo auxiliar dom Vicente de Paula Ferreira e do Vigário Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, padre Renê Lopes. No domingo, muitos fiéis participaram da celebração do Domingo de Ramos.

O bispo auxiliar dom Edson Oriolo celebrou o Domingo de Ramos em Lagoa Santa, com os fiéis da Paróquia São Paulo Missionário. A celebração começou com a benção dos Ramos, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Vila José Fagundes, em seguida todos saíram em procissão em direção à Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vila Maria. A Missa foi celebrada na Igreja Matriz, que estava repleta de fiéis.

O Santuário São Paulo da Cruz, conhecido entre os fiéis como “o coração católico do Bairreiro”, recebeu muitos fiéis durante todo o domingo. As celebrações do Santuário foram destaque no jornal Estado de Minas e Portal EM, nesta segunda-feira. O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda presidiu Missa no Santuário. A encenação da Paixão de Cristo, organizada por evangelizadores do Santuário, enriqueceu o momento de oração.

Veja os destaques da imprensa para o início da Semana Santa na Arquidiocese de BH – Celebração Penitencial do Clero e Domingo de Ramos:

Participe da programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belo Horizonte. Clique aqui para acompanhar.

Tenda Cristo Rei

Vila Ventosa

Procissão pelas ruas de Caeté (MG)

Procissão de Ramos no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade