Fiéis das muitas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte se recordaram, neste domingo, abertura da Semana Santa, da chegada Jesus em Jerusalém. A procissão de Ramos, que antecedeu a Celebração da Eucaristia nas muitas comunidades, faz referência ao modo como o povo de Jerusalém recebeu Jesus, aclamando-o com ramos nas mãos.
Na Tenda Cristo Rei, canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, o arcebispo dom Walmor celebrou a Eucaristia às, 17h, logo após a procissão, que partiu da cruz da Catedral rumo à Tenda. “Seguindo os passos de Jesus, somos chamados a reavivar em nossos corações a consciência de que somos discípulos e discípulas de Cristo. Se o seguirmos, passando pela paixão e pala morte, vamos alcançar o sentido de nossa vida e conquistar a força de que precisamos para trilharmos os nossos caminhos”, disse dom Walmor, pouco antes da Celebração.
Também na Capital Mineira, o bispo auxiliar dom Joaquim Mol celebrou o Domingo de Ramos, com os fiéis da Vila Ventosa, Região Oeste de Belo Horizonte. Conforme explica dom Mol, “Deus não nos salva da cruz. Ele nos salva na cruz. A cruz da injustiça, das dificuldades da família, dos desentendimentos.” O Bispo Auxiliar caminhou com os fiéis pelas ruas da Vila, na procissão do Domingo de Ramos.
Mais cedo, às 11h30, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, peregrinos celebraram o Domingo de Ramos com procissão que partiu da Arena da Amizade e foi concluída na Basílica Estadual das Romarias. Muitos fiéis caminharam, em oração, pelos espaços do Santuário, contemplando as belezas natureza.
Ainda em Caeté, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva caminhou em procissão com os fiéis da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis até o Ginásio Poliesportivo da Cidade, onde foi celebrada a Missa, com a participação dos fiéis das comunidades de fé das Paróquias São Francisco de Assis, São João Paulo II e Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A Semana Santa também tem programação especial no Vale do Paraopeba. No sábado, muitos fiéis participaram de Caminhada Penitencial, com a presença do bispo auxiliar dom Vicente de Paula Ferreira e do Vigário Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, padre Renê Lopes. No domingo, muitos fiéis participaram da celebração do Domingo de Ramos.
O bispo auxiliar dom Edson Oriolo celebrou o Domingo de Ramos em Lagoa Santa, com os fiéis da Paróquia São Paulo Missionário. A celebração começou com a benção dos Ramos, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Vila José Fagundes, em seguida todos saíram em procissão em direção à Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vila Maria. A Missa foi celebrada na Igreja Matriz, que estava repleta de fiéis.
O Santuário São Paulo da Cruz, conhecido entre os fiéis como “o coração católico do Bairreiro”, recebeu muitos fiéis durante todo o domingo. As celebrações do Santuário foram destaque no jornal Estado de Minas e Portal EM, nesta segunda-feira. O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda presidiu Missa no Santuário. A encenação da Paixão de Cristo, organizada por evangelizadores do Santuário, enriqueceu o momento de oração.
Veja os destaques da imprensa para o início da Semana Santa na Arquidiocese de BH – Celebração Penitencial do Clero e Domingo de Ramos:
Participe da programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belo Horizonte. Clique aqui para acompanhar.