Comunidades de fé celebram a Festa de Nossa Senhora do Carmo – 7 a 16 de julho

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora do Carmo, em 16 de julho. Nas comunidades de fé da nossa Arquidiocese programações especiais foram preparadas para celebrar a Festa de Senhora do Carmo.

Em Belo Horizonte, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Carmo-Sion, a Festa acontece de 7 a 16 de julho, e terá como tema: “Maria, Mãe e Esplendor do Carmelo, rogai por nós!”. No dia da Padroeira, 16, dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, preside Santa Missa, às 19h30.

Já na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, a Novena e a Festa da Padroeira refletirá o tema “Maria, modelo jovem de santidade”, 6 a 16 de julho.

Acompanhe, a seguir, as programações das comunidades de fé e participe com sua família!

Nossa Senhora do Carmo

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi instituída para comemorar a sua aparição a São Simão Stock, em 16 de julho de 1251. Quando a Virgem Maria apareceu para o carmelita São Simão Stock apresentou-lhe o escapulário e prometeu especial proteção aos que o usarem.

Desde a aparição, formaram-se grupos de monges, que se inspiravam no profeta Elias, seguindo a regra de São Basílio. Por volta de 1154, o nobre francês, Bertoldo, ao chegar à Palestina, com seu primo Aimério de Limoges, Patriarca de Antioquia, retirou-se para a montanha, onde decidiu reunir os eremitas.

Os religiosos construíram uma igrejinha dedicada à Virgem. Assim, foram chamados Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo. Desta forma, o Carmelo adquiriu seus dois elementos característicos: referência a Elias e união a Maria Santíssima. O Carmelo foi constituído no local, onde, segundo a tradição, a Sagrada Família se hospedou ao voltar do Egito.

Rua Grão Mogol, 502 – Carmo / Sion, Belo Horizonte.

Avenida Nossa Senhora do Carmo 122, Betim, MG.