A Paróquia Maria, Mãe dos Pobres realiza um trabalho movido pelo amor e pela caridade no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. Uma equipe multidisciplinar que constitui o Núcleo de Atenção à Pessoa (NAP), oferece atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, massoterapia, nutrição e advocacia às comunidades mais pobres da região que inclui ainda os bairros Amazonas, Renascer e Alvorada.
Adriana Barbosa Saldanha integra a equipe do NAP |
O pároco, padre Nilson Moreira Santana, que também integra a equipe de 4 psicólogos, informa que, semanalmente, são atendidas 30 pessoas. A maioria delas são crianças encaminhadas pelas escolas, quando os professores constatam problemas relacionados ao aprendizado ou de relacionamento pessoal ou social. Uma ação que, segundo o sacerdote, tem recebido um retorno positivo quanto ao maior aproveitamento dos alunos após os tratamentos.
Os atendimentos são realizados no Centro Pastoral da Paróquia de terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Um trabalho que tem despertado o interesse da comunidade. “Temos uma fila enorme de pessoas aguardando pelas terapias. Por isso, precisamos de mais psicólogos e psicopedagogos dispostos a atender por um valor simbólico por sessão, pois as pessoas que nos procuram são de baixa renda”, afirma o padre. Esse, segundo o sacerdote, é um dos desafios enfrentados pela obra social, em uma realidade em que o individualismo tende a comprometer o ideal de solidariedade.
As urgências materiais da comunidade são atendidas pelos vicentinos. Eles realizam campanhas de doação e roupas e alimentos e fazem a distribuição. Uma ação que recebe amplo apoio da Paróquia com a realização de diversas campanhas entre os fiéis.
O cuidado especial com as crianças e as famílias
A Pastoral da Criança é outra importante frente da ação social da Paróquia Maria, Mãe dos Pobres. Em fase de implantação, já atende crianças das nove comunidades e cerca de 60 gestantes. A maioria delas concentradas no bairro Teresópolis e na Comunidade dos Ciganos, no bairro Alvorada.
Segundo a coordenadora da Pastoral, Lúcia Helena Machado, o trabalho é realizado em rede, envolvendo a igreja, a comunidade, o posto de saúde e as outras pastorais da paróquia, especialmente a Pastoral Familiar. “Sempre que surge uma criança obesa ou anêmica no posto, ou uma nova gestante somos chamados para acompanhá-las”.
O trabalho da fonoaudióloga Rúbia Kênia Martins contribui para o desenvolvimento de crianças e adultos |
Na paróquia, mensalmente, é realizada a celebração da vida onde as crianças são pesadas e as mães participam de palestras com temas relacionados à saúde e à alimentação. As líderes da Pastoral também visitam as casas onde além de estabelecer laços de amizade e cooperação, elas conferem os cartões de vacinas das crianças, se informam sobre o atendimento médico delas e das gestantes no posto e saúde. Também apoiam as famílias que enfrentam problemas de relacionamento, desemprego e dificuldades financeiras. Uma ação que envolve os vicentinos, a Pastoral familiar e o Núcleo de Atenção à Pessoa.
O próximo passo a ser dado pela Pastoral da Criança é colocar em funcionamento uma confecção de enxovais para bebês. A ideia surgiu da necessidade das gestantes que, perto de darem à luz, não tinham sequer uma peça de roupa para a criança. O projeto da confecção já está pronto e, segundo Lúcia Helena, a Pastoral busca, agora, patrocínio para a aquisição de maquinário e tecidos.
A fábrica também deverá funcionar como geradora de renda para garantir a sustentabilidade da Pastoral , com a venda de roupas para crianças de zero a seis anos, e oficina de capacitação para as gestantes que desejarem ajudar na produção e aprender uma profissão. “É um esforço conjunto. Com o trabalho em rede buscamos as melhorias necessárias e as oportunidades para as crianças e famílias de nossas comunidades”- afirma a coordenadora da Pastoral.
Daniele Henriques de Souza – Psicóloga | Maria Auxiliadora Ferreira dos Santos-Massoterapeuta |
Elizângela Silva – Psicóloga | Hugo Leonardo Souza Maciel (à dir.)- Psicólogo e coordenaor do NAP |