Comunidade do bairro Jardim Teresópolis recebe apoio da Igreja

A Paróquia Maria,  Mãe dos Pobres realiza um trabalho movido pelo amor e pela caridade no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. Uma equipe multidisciplinar que constitui o Núcleo de Atenção à Pessoa (NAP), oferece atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, massoterapia, nutrição e advocacia  às comunidades mais pobres da região que inclui ainda os bairros  Amazonas, Renascer e Alvorada.

Adriana Barbosa Saldanha integra a equipe do NAP

O pároco, padre Nilson Moreira Santana,  que também integra a equipe de 4 psicólogos, informa que, semanalmente, são atendidas 30 pessoas. A maioria delas são crianças encaminhadas pelas escolas, quando os professores constatam problemas relacionados ao aprendizado ou  de relacionamento  pessoal ou social. Uma ação que, segundo o sacerdote, tem recebido um retorno positivo quanto ao maior aproveitamento dos alunos após  os tratamentos.

Os atendimentos são realizados no Centro Pastoral da Paróquia de terça a sábado,  das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Um trabalho que tem despertado o interesse da comunidade. “Temos uma fila enorme de pessoas aguardando pelas terapias. Por isso, precisamos de mais psicólogos e psicopedagogos dispostos a  atender por um valor simbólico por sessão, pois as pessoas que nos procuram são de baixa renda”, afirma o padre.  Esse, segundo o sacerdote, é um dos desafios enfrentados pela obra social,  em uma realidade  em que o individualismo tende a comprometer  o ideal de solidariedade.

As urgências materiais da comunidade são atendidas pelos vicentinos. Eles realizam campanhas de doação e roupas e alimentos e fazem a distribuição. Uma ação que recebe amplo apoio da Paróquia com a realização de diversas campanhas entre os fiéis.

O cuidado especial com as crianças e as famílias

A Pastoral da Criança é outra importante frente da ação  social da Paróquia Maria, Mãe dos Pobres. Em fase de implantação, já atende crianças das nove comunidades e cerca de 60 gestantes. A maioria delas concentradas no bairro Teresópolis e na Comunidade dos Ciganos, no bairro Alvorada.

Segundo a coordenadora da Pastoral, Lúcia Helena Machado, o trabalho é realizado em rede, envolvendo a igreja, a comunidade, o posto de saúde e as outras pastorais da paróquia, especialmente a Pastoral Familiar. “Sempre que surge uma criança obesa ou anêmica no posto,  ou uma nova gestante somos chamados para acompanhá-las”.

O trabalho da fonoaudióloga Rúbia Kênia Martins contribui para o desenvolvimento de crianças e adultos

Na  paróquia, mensalmente, é realizada a celebração da vida onde as crianças são pesadas  e as mães participam de palestras  com temas relacionados à saúde e à alimentação. As líderes da Pastoral também visitam as casas onde além de estabelecer laços de amizade e cooperação, elas conferem os cartões de vacinas das crianças, se informam sobre  o atendimento médico delas e das gestantes no posto e saúde. Também apoiam as famílias  que enfrentam  problemas de relacionamento, desemprego e dificuldades financeiras. Uma ação que envolve os vicentinos, a Pastoral familiar e o Núcleo de Atenção à Pessoa.

O próximo passo a ser dado pela Pastoral da Criança é colocar em funcionamento uma confecção de enxovais para bebês.  A ideia surgiu da necessidade das gestantes que,  perto de darem à luz, não tinham sequer uma peça de roupa para a criança.  O projeto da confecção já está pronto e, segundo Lúcia Helena, a Pastoral busca, agora, patrocínio para a aquisição de maquinário e tecidos.

A fábrica também  deverá funcionar como geradora de renda para garantir a sustentabilidade da Pastoral , com a venda de roupas para crianças de zero a seis anos, e oficina de capacitação para as gestantes que desejarem ajudar na produção e aprender uma profissão.  “É um esforço conjunto. Com o trabalho em rede buscamos as melhorias necessárias e as oportunidades para as crianças e famílias de nossas comunidades”- afirma a coordenadora da Pastoral.

Daniele Henriques de Souza – Psicóloga Maria Auxiliadora Ferreira dos Santos-Massoterapeuta

Elizângela Silva – Psicóloga Hugo Leonardo Souza Maciel (à dir.)- Psicólogo e coordenaor do NAP