A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu 20 pessoas suspeitas de extração ilegal de minério de ferro na Serra da Piedade, na noite de quarta-feira, 21 de junho.
A exploração predatória da Serra da Piedade expressa a ação egoísta do ser humano, que tudo faz em nome da ganância. A Serra da Piedade tem recursos naturais essenciais à vida, com mananciais de água que abastecem casas, asseguram a sobrevivência de famílias. Um território com plantas e animais que não existem em outros lugares do planeta – patrimônio da humanidade, que não pode ser destruído.
Gratidão à Polícia Militar de Minas Gerais que prontamente age em defesa da Serra da Piedade, combatendo um crime de consequências irreversíveis. A Igreja reafirma o seu compromisso de denunciar todo tipo de exploração predatória da Serra da Piedade, que ameaça o futuro de um território sagrado, guardião e promotor da vida.
Estamos no mês dedicado à conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, o Junho Verde, assim nomeado por Lei Federal sugerida pela própria Igreja. É tempo de olhar para as nossas serras, patrimônio de Minas Gerais, com a sensibilidade de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia, acolhendo a profética indicação do Papa Francisco, de bem cuidarmos do planeta, a Casa Comum.
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade