Comunicado: Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande

O bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), após Missa celebrada no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande (Sabará), anunciou que as atividades religiosas no Santuário serão interrompidas, “em razão dos recorrentes atos de violência que ameaçam a vida de sacerdotes e colaboradores”.

Um comunicado, que lido por dom João após a Missa, foi distribuído para os fiéis, será encaminhado para as paróquias de Sabará e também estará afixado nos murais do Santuário. O texto informa que “estão suspensos todas as Missas celebradas na Ermida e os serviços religiosos prestados (na Ermida e na Igreja Nova). A partir desta terça-feira, 28 de outubro, haverá apenas duas Missas durante a semana: nas manhãs de terça-feira e de domingo, sempre às 8 horas, na Igreja Nova”.

Leia o comunicado:

Santuário Santo Antônio (Sabará)
Comunicado

O Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande (Sabará), em razão dos recorrentes atos de violência que ameaçam a vida de sacerdotes e colaboradores, além dos prejuízos com roubos e danificação do patrimônio, terá suas atividades religiosas suspensas por tempo indeterminado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. É importante destacar que todas as ações pastorais e administrativas são definidas pela Arquidiocese, que indica, orienta e acompanha as diretrizes e regras que regem o Santuário.

O Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande tem uma história de três séculos de peregrinações. São 300 anos de devoção e fé cristã católica. Por isto mesmo, diante da gravidade dos acontecimentos, torna-se urgente buscar caminhos para superar a insegurança e garantir que o Santuário seja preservado e respeitado como lugar sagrado, referência histórica de Sabará e de Minas Gerais.

Assim, estão suspensos todas as Missas celebradas na Ermida e os serviços religiosos prestados (na Ermida e na Igreja Nova). A partir desta terça-feira, dia 28 de outubro, haverá apenas duas Missas durante a semana: nas manhãs de terça-feira e de domingo, sempre às 8 horas, na Igreja Nova.

Os batizados já agendados serão celebrados normalmente.

Pedimos a ajuda de todos, principalmente da comunidade de Roça Grande, das autoridades civis e militares, para encontrar soluções e garantir que o Santuário Arquidiocesano, patrimônio da fé cristã católica, possa retomar suas atividades religiosas.

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade
Arquidiocese de Belo Horizonte