Comunicado: Remoção do ofício pastoral – padre Bernardino Batista dos Santos

Informamos que, na quinta-feira passada, dia 18 de novembro, conforme o ATO Nº 25/ 2021,  o padre Bernardino Batista dos Santos foi removido das atividades inerentes ao seu Ofício Pastoral.

Desde a semana passada, a Comissão Arquidiocesana para a proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis da Arquidiocese de Belo Horizonte já está em ação:  diante da denúncia, imediatamente, iniciou trabalho que busca ouvir as autoras desses relatos, um processo de apuração interno que deve caminhar paralelamente, e em colaboração, com o trabalho de instâncias judiciais. Para preservar cada pessoa envolvida, sendo norma da Comissão, os trabalhos ocorrem em sigilo.

Por norma canônica de cautela, e enquanto ocorrem as apurações, o padre deixa de exercer seu Ofício Pastoral, até que sejam concluídos os trabalhos da Comissão Arquidiocesana para a proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis e das instâncias competentes no caso.

A seguir, a íntegra do documento.