Comunicado de falecimento: Frei Cláudio van Balen, O.Carm

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares, o clero e demais evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem em solidariedade aos religiosos da Ordem do Carmo, aos familiares e amigos de frei Cláudio van Balen, O.Carm, que faleceu na tarde deste sábado, em Belo Horizonte.

Nascido na Holanda, no dia 26 de setembro de 1933, frei Cláudio se mudou para o Brasil em 1950 e, por muitos anos, testemunhou a sua fé em Jesus Cristo na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte. Deixou marcas importantes com seu trabalho de amparo aos mais pobres, conquistando o respeito e a admiração de cristãos, líderes da sociedade civil e comunidades. Dentre os muitos reconhecimentos, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte em 1990.

Religioso Carmelita desde 1954, frei Cláudio graduou-se em Letras Clássicas, se especializou em Teologia Dogmática, em Roma. Também tinha graduação em Psicologia Clínica. Escreveu mais de 40 livros, centenas de artigos, para revistas e jornais.

“Nosso coração está unido à comunidade dos frades carmelitas, à família de frei Cláudio e à comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na certeza de que Deus – Pai misericordioso – acolhe esse sacerdote que tanto serviu aos mais pobres, amorosamente”, sublinha dom Walmor, acrescentando: “Em preces, peço a Cristo, nosso Mestre e Senhor, que console os enlutados, enquanto recebe frei Cláudio na Casa do Pai.