Você está em:

Padre Dhiego Lacerda: orientações para um dia de jejum

O Papa Francisco convida os cristãos católicos, assim como todas as confissões religiosas, para vivenciarem nesta sexta-feira, 27 de outubro, um dia de oração e jejum pela paz no mundo.  E de que forma o cristão deve experimentar esse especial momento? O padre Dhiego Lacerda, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade faz algumas indicações que podem nos ajudar a vivenciar a oportunidade de estar em comunhão com o Papa .

O que significa um jejum ecumênico?

Em primeiro lugar devemos entender que o Papa Francisco ao propor esse caminho, nos chama a fazer esse pequeno sacrifício para que o nosso bom Deus possa compreender que nós rezamos não somente pelos que são católicos, mas pelo mundo inteiro. Nós, católicos, somos anunciadores da paz. Ao rezarmos pela paz no mundo deixamos as  nossas diferenças de lado, porque somos a favor da vida. O ecumenismo é rezar pelo outro, não por aquilo que ele tem de diferente mas por aquilo que ele me assemelha.

E como deve ser feito o jejum? Preciso ficar um dia inteiro apenas tomando água?

Os cristãos são orientados pela Igreja a fazer uma refeição completa durante o dia e outras menores, se houver necessidade. Por exemplo, é feito o almoço, e mais tarde um pequeno café. Não é deixar de comer tudo e tomar apenas água. O jejum tem o sentido de mortificação, não é sofrimento, é uma penitência. Eu posso comer uma fatia de pizza, mas não preciso comer a pizza inteira. Recordamos ainda que grávidas, pessoas em tratamento de saúde e maiores de 60 anos de idade, estão dispensados do jejum.

É preciso a abstenção de algum tipo de alimento?

A Igreja nos pede para nos abstermos da carne em apenas dois dias no ano: na Quarta-feira de  Cinzas e na Sexta-feira da Paixão. No entanto, é possível também fazer o jejum, retirando um alimento que muito gostamos, após um exame de consciência.

E a oração? Como devemos rezar neste dia?

Podemos escolher um horário do dia, por exemplo às 15 horas, horário da morte de Cristo, ou às 12h e  às 18h, quando rezamos o Angelus e ao nos deitar. Lembrando sempre de rezar pela paz e de agradecer pelo dia de jejum. Podemos lembrar a oração da paz: Senhor Jesus Cristo dissestes aos vossos apóstolos, eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Nossa paz não vem de uma lei ou de homens, vem de Jesus Cristo.

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH