Na memória dos dois anos do rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho (MG), a Comissão Episcopal Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove uma live, nesta sexta-feira, às 19h, dentro da programação da II Romaria Regional a Brumadinho. O evento virtual terá a presença de familiares de vítimas e ativistas que denunciam os efeitos do modelo de mineração brasileiro. A live será transmitida pelo canal da CNBB no Youtube.
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e membro da Comissão para a Ecologia Integral da CNBB, dom Vicente de Paula Ferreira, participará da live. Estarão com ele Alexandre Gonçalves, da Rede Igrejas e Mineração; Marcela Rodrigues, do Movimento Águas e Serras de Casa Branca e familiar de vitima fatal do crime da Vale; e Luiz Paulo Siqueira, do Movimento pela Soberania Popular da Mineração.
Dom Vicente explica que a II Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho, marcando os 2 anos da tragédia em Brumadinho, tem como tema “Do luto à luta”. “Diante da Pandemia que estamos atravessando, as atividades serão virtuais. Com vídeos cartas, saraus, celebrações eucarísticas, lives, vigílias construímos uma bonita corrente de romeiros e romeiras”, partilhou.
Entre as atividades preparatórias para a Romaria, houve o lançamento do Pacto dos Atingidos, um documento que, segundo o bispo, firmará o compromisso em sempre fazer memória das 272 pessoas que morreram, em exigir justiça e reparação integral e em buscar caminhos de Ecologia Integral. “Com isso, esperamos que nosso luto seja verbo, porque lutamos pela construção do Reino de Deus, como discípulos missionários de Jesus”, afirma dom Vicente.
O bispo ainda compôs uma música para animar a mobilização dos romeiros. O nome da canção é “Mutirão”.
“Somos todos irmãos
Ninguém solta a mão de ninguém
Unidos num só coração
Assim seja, amém”
(Dom Vicente Ferreira)