Você está em:

Comissão da CNBB reunida no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade reflete ensino da Teologia

A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu-se no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), para finalizar um texto sobre o ensino da Teologia. O texto será publicado na 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), no mês de maio.

O Santuário da Padroeira de Minas Gerais foi escolhido como local para realizar a última reunião antes da Assembleia Geral e, consequentemente, concluir um trabalho iniciado há quatro anos pelos integrantes da Comissão, formada por bispos e assessores peritos.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Comissão, lembrou que o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, “lugar de espiritualidade e beleza”, contribuiu para os trabalhos. Ele explicou que o texto nasceu da preocupação dos bispos em relação ao ensino da Teologia e objetiva desenvolver métodos que permitam aos seminaristas, dos diversos institutos católicos do Brasil, reconhecerem os limites da Teologia e da doutrina.

Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, também defende  que haja mais clareza entre essas duas instâncias. Conforme ensina, a doutrina relaciona-se com a fé, enquanto a Teologia diz respeito às reflexões sobre a fé e suas implicações.

Bispo diocesano de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro lembrou que o documento preparado pela Comissão da CNBB “é fruto de um trabalho rigoroso do ponto de vista científico, aproximando o dogma das questões da vida”. Ele disse que o teólogo tem o importante papel de aproximar a fé das relações humanas.
Dom Benedito Beni dos Santos, bispo diocesano de Lorena (SP), afirmou que o documento a ser publicado em Aparecida terá grande importância no estudo da Teologia. “Também é um texto que interessa aos cristãos que perguntam sobre as razões da fé”, conclui.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH