Comissão da CNBB apresenta subsídios para o Mês da Bíblia

A  Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulga  propõe dois subsídios de apoio para auxiliar as comunidades, paróquias e dioceses, durante para o Mês da Bíblia, em setembro.

O texto-base apresenta, de forma explicativa, o tema e o lema do Mês da Bíblia 2015, respectivamente, “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de João” e “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos” (Jo 15, 7-16).

A Comissão publicou ainda o roteiro de “Encontros Bíblicos”. O material propõe cinco encontros de oração e reflexão, a partir da Palavra. Para cada reunião, foram escolhidas passagens do Evangelho de João, entre elas: “A Palavra de fez carne”, “Eu sou a luz do mundo”, “Pôs-se a lavar os pés dos discípulos”, “Permanecei no meu amor”, “A Paz esteja convosco”. O método para cada encontro consiste em ouvir, meditar, rezar, e por fim, contemplar e agir segundo a Palavra. Para ajudar na vivência das celebrações, o subsídio oferece cantos litúrgicos.

Mês da Bíblia

O Mês da Bíblia é uma iniciativa criada na Arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971. As irmãs Paulinas apresentaram a proposta de realização de um movimento bíblico durante o mês de setembro, que atingisse todos os segmentos da Arquidiocese: paróquias, colégios, hospitais, penitenciárias, veículos de comunicação, instituições religiosas e outros. Surgia, então, em uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte em comunhão com as Irmãs Paulinas, o Mês da Bíblia. A escolha do mês de setembro se deu em função da data em que se recorda o falecimento de São Jerônimo, considerado padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia.

Os subsídios estão disponíveis nas Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br