Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz se reúne para definir plano de trabalho

A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz (CAJP) se reuniu, na modalidade telepresencial, para definir seu plano de ação. O encontro na noite desta quarta-feira, dia 14, orientado pelo bispo auxiliar dom Joaquim Mol, também foi oportunidade para partilhas a respeito do regimento da Comissão.

Coordenada pelo professor José Luiz Quadros de Magalhães, a CAJP, na reunião de ontem, também definiu a sua vice-presidente executiva, Maria Aparecida Rodrigues de Miranda, os secretários executivos, professor frei Valter Pinto Vieira Júnior, OFM, e a senhora Maria de Lourdes de Oliveira, e a diretoria executiva de comunicação, sob responsabilidade dos jornalistas Bertha Maakaroun e Carlos Lindenberg.

A Comissão foi instalada na semana passada, em videoconferência presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo. No horizonte da Doutrina Social da Igreja, em respeito à Constituição Brasileira, a CAJP contribuirá com a formulação de políticas públicas que busquem proteger os mais pobres, oferecerá assessoria, aconselhamentos e pareceres que contribuirão para as ações da Arquidiocese no campo sociopolítico. Os integrantes da Comissão, nesse trabalho, vão promover os direitos humanos, o respeito aos direitos relacionados à economia, ao mundo do trabalho e ao meio ambiente.