As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebraram com muita fé o início da Semana Santa, no Domingo de Ramos, dia 14. No Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais – o arcebispo dom Walmor presidiu a Missa das 8h, com a bênção dos ramos na Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais. À tarde, dom Walmor celebrou com peregrinos da Tenda Cristo Rei, no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei. Os fiéis fizeram procissão pelo canteiro de obras, antes da Missa.
O bispo auxiliar dom Joaquim Mol celebrou o Domingo de Ramos com fiéis da Vila São Jorge, que faz parte do Morro das Pedras, aglomerado urbano da Região Oeste de Belo Horizonte. O Bispo Auxiliar participou da procissão com a comunidade e celebrou a Eucaristia, concelebrada pelos padres Davi e Gleicimar, da Paróquia Sagrado Coração de Maria.
Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar, também celebrou o Domingo de Ramos em aglomerado urbano, na ocupação Fábio Alves, região do Barreiro. Dom Vicente esteve ainda com os fiéis do Vale do Paraopeba, onde participou de procissão e celebrou Missa.
Ainda na Região Metropolitana, dom Edson Oriolo celebrou com as comunidades do Santuário Santa Luzia. A procissão percorreu as ruas da cidade histórica e a Missa foi celebrada diante do Santuário Santa Luzia.
Em Betim (MG), dom Otacílio Ferreira de Lacerda celebrou com as comunidades de fé da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião.
No Centro da Capital, as Paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora de Lourdes e São José se uniram e realizaram procissão pelas ruas do Centro. A Missa foi celebrada na Igreja São José, pelo bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva.
Em Caeté (MG), as Paróquias Nossa Senhora do Bonsucesso, São João Paulo II e São Francisco de Assis se uniram para celebrar o Domingo de Ramos. Fiéis partiram em procissão rumo ao Ginásio Poliesportivo da Cidade, onde foi celebrada a Eucaristia. No ginásio, os fiéis realizaram ato em defesa da Serra da Piedade, ameaçada pela mineração.
Destaque na imprensa
O jornal Estado de Minas/Portal Uai destacou a celebração do Domingo de Ramos no Centro de Belo Horizonte. Conforme noticiou a publicação, dentro da programação Caminho da Cultura e Fé, celebrações da Semana Santa em BH, as comunidades de fé das Igrejas Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Boa Viagem e São José se uniram para realizar procissão pelas ruas do Centro.
Durante a Missa, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva destacou que Jesus peregrinou ao encontro da humanidade e, agora, a humanidade deve ir ao encontro de Jesus.
A reportagem do Estado de Minas noticiou também as Missas celebradas pelo arcebispo dom Walmor, às 8h, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, e às 17h, na Tenda Cristo Rei, canteiro de obras da Catedral Cristo Rei.
Clique aqui para ler a completa
Confira a Celebração Penitencial do Clero.