Quem passou pela Av. Cristiano Machado na quinta-feira, 13 de julho, viu o templo da Catedral Cristo Rei receber a primeira concretagem em um de seus pórticos – o pórtico sul, voltado para o Centro de Belo Horizonte. Quando estiver concluído, o pórtico sul com o pórtico norte formará uma grande escultura, planejada pela genialidade de Oscar Niemeyer, com 100 metros de altura – equivalente a um edifício de 38 andares. Uma obra de arte que remete a muitos significados, a exemplo de mãos postas em oração.
A construção dos pórticos envolve várias concretagens, em minucioso trabalho que contempla a preparação de fôrmas especiais. Elas são preenchidas por concreto, edificando as curvas características dos projetos arquitetônicos de Niemeyer, que fazem parte da identidade belo-horizontina.
Concretagem dos grandes pórticos é histórica
Os pórticos da Catedral Cristo Rei são a parte mais visível da Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, ladeando a nave do templo, ambiente dedicado às celebrações da fé. Pelo tamanho, os pórticos possibilitarão que a Catedral seja avistada de diferentes pontos da cidade e até mesmo da Região Metropolitana. Em razão da complexidade do trabalho e dos desafios para edificar a Catedral Cristo Rei, não há prazo para concluí-los.
Obras evoluem com a união de muitas pessoas: o templo já recebe visitas guiadas
Os trabalhos de edificação da Catedral Cristo Rei avançam, sem interrupções, graças também aos gestos de solidariedade. A infraestrutura da nave da Catedral, chamada de Tenda da Paz, já está concluída, faltando poucas etapas para que a nave receba a sua primeira celebração. Paralelamente, foram edificados setores estratégicos que receberão, nos próximos meses, equipes de trabalho da Arquidiocese de Belo Horizonte, fortalecendo iniciativas de amparo aos pobres, promoção da educação e da cultura, inclusão social por meio da arte. Dentre esses espaços estão a Escola de Mosaicos e o Convivium Cristo Rei – onde são preparadas refeições destinadas aos mais pobres, a partir da iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Atualmente, Missas já são celebradas na Catedral Cristo Rei aos domingos, no ambiente que, futuramente, será seu auditório. Pequenos grupos também podem agendar visitas guiadas. Quem quiser ajudar na edificação da Catedral pode ligar para 31-3269-3100 ou visitar o site: www.catedralcristoreibh.com.br .