Com mensagem de coragem enviada aos jovens, Papa Francisco encerra o Ano de São José

Com palavras de coragem, dirigidas a jovens em situação de vulnerabilidade, o Papa Francisco encerrou na Comunidade Cenáculo, em Roma, o Ano de São José.  “Não tenham medo da realidade, da verdade, das nossas misérias”, disse o Pontífice. “Não tenham medo porque Jesus gosta da realidade tal como ela é, não inventada.”  E acrescentou: “O Senhor não gosta de pessoas que inventam as suas almas, que inventam os seus corações.”

Na Comunidade Cenáculo, o Papa Francisco foi acolhido por membros da Fraternidade Bom Samaritano. O Pontífice assistiu a uma peça sobre a vida de São José, encenada por jovens das fraternidades de Medjugorje, também presentes, escutou histórias de acolhimento e renascimento vividas pelos membros da Comunidade. O Papa aconselhou: “Ajudem muitos jovens que se encontram em situações como a de vocês. Tenham a coragem de dizer: ‘Pensem que há um caminho melhor.”

Em seguida, Papa Francisco rezou com todos a oração dedicada a São José, contida na Carta Apostólica “Patris Corde”, confiando o mundo e a Igreja à proteção do Santo, e assim concluindo o Ano que lhe foi dedicado.

Acolhida aos jovens

A Comunidade Cenáculo nasceu na Itália (em Cuneo, Piemonte) em 1983 por obra da Madre Elvira (Ir. Elvira Petrozzi), com a finalidade de acolher jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, as “fraternidades” – como são chamadas – são 71 e estão presentes em 20 países, entre eles o Brasil e Portugal.