
Nesta terça-feira (07) dia em que a liturgia da Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário, os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus se reuniram no auditório Papa Francisco, localizado no Convivium Emaús, para um momento especial de oração e contemplação. Unidos em espírito de fé e comunhão, eles rezaram o Terço Missionário, recordando o papel evangelizador e missionário da Igreja, especialmente vivido durante este mês dedicado às missões.
O momento mariano também contou com a presença da chama missionária peregrina, sinal de ação de graças pelos 40 anos do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) no Brasil. Essa chama, vinda de Teresina – cidade onde tudo começou –, percorre dioceses do Regional Leste 2 da CNBB e, neste dia, chegou ao nosso seminário, iluminando a oração e reacendendo o ardor missionário em cada participante.
Cada mistério do terço foi confiado a uma etapa formativa do seminário, simbolizando a comunhão e a corresponsabilidade de todos na obra evangelizadora:
• 1º mistério: etapa do Propedêutico
• 2º mistério: 1º e 2º anos do Discipulado
• 3º mistério: 3º ano do Discipulado e 2º ano da Configuração
• 4º mistério: 1º ano da Configuração
• 5º mistério: 3º e 4º anos da Configuração
Com esse momento de oração, os seminaristas renovaram o compromisso missionário de cada cristão batizado, reafirmando que a formação presbiteral é também um caminho de discipulado e envio, à luz de Maria, estrela da evangelização.