Colóquio de Liturgia: as implicações eclesiológicas e pastorais do “Motu Proprio” do Papa Francisco

O Instituto de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IFT-PUC Minas) e a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) organizam o primeiro colóquio de liturgia “Traditionis Custodes –  implicações eclesiológicas e pastorais“.

O evento será realizado no dia 19 de agosto, de forma online, das 19h às 21h30, na página do IFT – PUC Minas, no Youtube. Participarão da mesa o moderador padre Danilo César, da PUC Minas; padre Antonio Manzatto, da PUC SP; padre Francisco Taborda, da FAJE; e  padre Antonio Lisboa Lustosa, da PUC SP.

A recente publicação do Motu Proprio do Papa Francisco, Traditionis Custodes, no dia 16 de julho,  restringiu o uso do rito de Pio V, reconduzindo a Igreja ao cerne da reforma da Igreja e da Liturgia promovida pelo Concílio Vaticano II.

Confira o cronograma e divisão dos aspectos a serem apresentados:

Abertura:

Saudações iniciais – representante PUC Minas e PUC SP

Moderador: Prof. Ms. Danilo César (PUC Minas)

– O Motu Proprio Traditionis Custodes no horizonte dos últimos documentos sobre a liturgia (Liturgiam Authenticam , Redemptionis Sacramentum , Summorum Pontificum).

Primeiro Relator: Prof. Dr. Antonio Manzatto (PUC SP) – 20 min.

– A retomada do Concílio Vaticano II, com o Papa Francisco, e situar a importância da liturgia nessa retomada.

Segundo Relator: Prof. Dr. Francisco Taborda (FAJE) – 20 min.

– O rito de Paulo VI como única expressão da lex orandi da Igreja.

Terceiro Relator: Prof. Dr. Antonio Lisboa Lustosa (PUC SP) – 20 min.

– O efeito da coexistência de duas formas rituais na vida pastoral das Igrejas locais e do recente Motu Proprio Traditionis Custodes.

Debate:

– O moderador promoverá uma interlocução entre os relatores.

– Perguntas dos participantes/internautas, selecionadas pelos membros do NDE e pelo Colegiado do IFT (PUC Minas)

Saudação final.