Colégio Santa Maria homenageia Santa Tereza de Calcutá

O Colégio Santa Maria – Unidade Liceu – Nova Lima, recebeu a visita do artista plástico Binho Barreto, no dia 30 de agosto. O artista grafitou a imagem de Santa Teresa de Calcutá em um painel itinerante, que irá percorrer todas as Unidades do Colégio Santa Maria. A atividade, realizada nos turnos da manhã e da tarde, fez parte do evento anual promovido pela Diretoria Geral Religiosa, a Semana da Paz na Escola.

Binho Barreto, em companhia de quatro jovens educadores do Projeto Providência, explicou para os alunos como nasceu a arte do grafite, proveniente do movimento hip hop dos anos 70. Durante o processo artístico, ele falou sobre as técnicas utilizadas e as etapas do grafite.

“Estamos mostrando a linguagem das ruas para os alunos, por meio do grafite, ao desenhar a imagem de Madre Teresa de Calcutá, símbolo de acolhimento, cuidado e solidariedade” disse Binho. Santa Teresa de Calcutá foi canonizada no dia quatro de setembro, domingo, durante Missa presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, Vaticano. O anúncio da canonização aconteceu depois que a Igreja Católica aprovou, por unanimidade, a cura extraordinária de um brasileiro, em 2008, que estava em fase terminal por causa de graves problemas cerebrais.

A diretora da Unidade, Rita de Cássia Silveira, destacou que a parceria com o Projeto Providência foi muito importante para apresentar aos jovens do Liceu a arte urbana. “Os alunos ficaram atentos a toda a criatividade dos grafiteiros. Além disso, foi uma forma de homenagear SantaTereza de Calcutá.”

A aluna do 3.º Ano/EM, Amanda Speziali também ressaltou a importância da ação para os alunos. “Com a realização da Semana da Paz na Escola estamos conhecendo diferentes projetos sociais, relacionados à arte e ao esporte, que mostram como é possível promover a paz, ajudar o jovem.”