Mais uma aluna do Colégio Santa Maria concorre ao Prêmio Bom Exemplo, na categoria Cidadania, uma iniciativa da TV Globo Minas, em parceria com o jornal O Tempo. Este ano a aluna do 6.º Ano/EF, turma AA, Gabriela Francisco Rajão, da Unidade Nova Suíça, concorre ao Prêmio Bom Exemplo, através do projeto “Fadas dos Livros”. A paixão pela leitura se transformou em gesto de solidariedade, quando, em setembro de 2014, a estudante criou o projeto, que consiste na doação de livros para instituições carentes.
As amigas, Anna Clara Senna, Rafaela Mendes e Joana d’Arc Xavier, também alunas da Unidade Nova Suíça, se juntaram ao projeto. A iniciativa despertou o interesse de familiares, amigos e até da Academia Mineira de Letras e do projeto Livro de Graça na Praça. “Começamos a campanha de doação de livros no colégio. Recolhemos as obras, separamos por faixa etária e sexo e entregamos a uma creche ou instituição. Minha mãe agenda a visita”, destacou Gabriela Rajão.
Desde o início da campanha, as meninas já recolheram 600 livros. Gabriela Rajão está muito feliz com a indicação, uma oportunidade para dar mais visibilidade à iniciativa. Na segunda-feira, dia 27 de abril, tem inicio a votação popular, por meio do site www.redeglobo.globo.com/globominas/premio-bom-exemplo-2015. Concorrem com Gabriela Rajão outros quatro projetos.
Lacre do Bem
No ano passado, a aluna da Unidade Coração Eucarístico, Julia Fernandes, ganhou o Prêmio Bom Exemplo, categoria Cidadania. A estudante, que conta com a contribuição da comunidade escolar, familiares, amigos e anônimos, já doou 28 cadeiras de rodas a instituições carentes.
Julia Fernandes recolhe lacres de latinhas de alumínio para trocá-las por cadeiras de rodas. São necessárias 140 garrafas PETs de 2 litros para ganhar uma cadeira de rodas de uso geral ou 385 mil lacres Já foram arrecadados quase 3 toneladas de lacres, aproximadamente 11 milhões de lacres.