CNBB publica saudações aos novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte

A CNBB publicou na tarde desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, saudações aos novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Geovane Luís da Silva e monsenhor Otacílio Ferreira de Lacerda. Leia abaixo as mensagens d o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Saudação da CNBB ao padre Geovane Luís da Silva:

Prezado Irmão,

Em nome da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), venho trazer a saudação do episcopado brasileiro no momento em que o Papa Francisco o nomeia como bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2016. Desejo que seu pastoreio seja abençoado e que o trabalho de colaborar com o arcebispo dom Walmor Oliveira traga muitas alegrias.

Sua vasta experiência na formação do clero, além da especial atuação pastoral fortalece as expectativas de que seu ministério será muito rico em realizações em favor da Igreja. O seu histórico empenho pela preservação da cultura e da arte também configura uma característica de especial relevância para o serviço à uma Igreja de precioso perfil histórico e de particular importância no estado de Minas Gerais. Não passa despercebido que sua dedicação no trabalho de investigação de Causas de santos também o qualifica de maneira muito especial para o trabalho do aprofundamento, na pastoral, do sentido da santidade cristã.

Para realizar um gesto de boas-vindas, me valho do Magistério de São João Paulo II a respeito da missão do bispo em mensagem à CNBB de abril de 1986: “É dever dos Pastores, portanto, anunciar a todos os homens, sem ambiguidades, o mistério da libertação que se encerra na Cruz e na Ressurreição de Cristo. A Igreja de Jesus, nos nossos dias como em todos os tempos, no Brasil como em qualquer parte do mundo, conhece uma só sabedoria e uma só potência: a da Cruz que leva à Ressurreição. Os pobres deste País, que tem nos Senhores os seus Pastores, os pobres deste Continente são os primeiros a sentir urgente necessidade deste evangelho da libertação radical e integral. Sonegá-lo seria defraudá-los e desiludi-los”.

Desejo que sua vida como bispo auxiliando dom Walmor Oliveira seja repleta de bênçãos e peço a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que o conserve sempre animado e saudável.

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Saudação da CNBB ao padre Otacílio Ferreira de Lacerda

Prezado Irmão,

Recebo, com alegria, em nome da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a notícia de que o Papa Francisco o nomeou para bispo auxiliar de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2016. Congratulo-me com dom Walmor Oliveira, com as comunidades da Arquidiocese e envio, nossos votos de um santo e frutuoso ministério episcopal.

Um jovem bispo que chega com uma trajetória de ampla atuação em comunidades paroquiais e de ajuda na formação do clero simboliza esperança e luz para os caminhos da Igreja. Outro elemento de particular significado é o rastro que deixa na assessoria de pastorais sociais e na Cáritas Diocesana de Guarulhos (SP). A proximidade com as situações de necessidade do pobre sempre deixa consciência de maior sensibilidade e comprometimento com o Evangelho.

Para saudar sua chegada ao episcopado, trago uma palavra de Bento XVI dirigida a bispos da África, mas que é sempre de grande valor para todos os pastores e todos os pastoreios: “recordarmo-nos da urgente necessidade de anunciar o Evangelho a todos. Este mandato, que a Igreja recebeu de Cristo, permanece uma prioridade, porque são ainda numerosas as pessoas que aguardam pela mensagem de esperança e amor que lhes permitirá ´participar, livremente, da glória dos filhos de Deus´ (Rom 8, 21). E assim convosco, queridos Irmãos, são enviadas as  recordou vigorosamente que ´a atividade missionária dimana intimamente da própria natureza da Igreja´ (Ad gentes, 6). Para guiar e estimular o Povo de Deus nesta tarefa, os Pastores devem ser eles mesmos, antes de mais, anunciadores da fé a fim de conduzir a Cristo novos discípulos”.

Rogo a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, para que seu trabalho de auxiliar dom Walmor Oliveira no cuidado pastoral junto ao povo da arquidiocese de Belo Horizonte também lhe traga muita alegria em servir.

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner