Cerca de 120 participantes, representantes de instituições religiosas cristãs, entidades beneficentes e organizações sociais devem participar do Seminário Nacional Relação Estado e Sociedade, nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília (DF).
O evento reunirá no Centro Cultural de Brasília cerca de 120 participantes, representantes de instituições religiosas cristãs, entidades beneficentes e organizações sociais. O objetivo do encontro é buscar sugestões para o aprimoramento de leis e o fortalecimento da participação popular.
O Brasil é hoje a 7ª economia do mundo, porém é o 84º país em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A perspectiva do debate proposto pelo Seminário é promover a melhoria do ambiente regulatório, proporcionando o desenvolvimento das instituições religiosas, entidades beneficentes e organizações da sociedade civil, parceiras do Poder Público na promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável do País, de forma mais equitativa no campo social.
Temas como o acesso aos recursos públicos e o aprimoramento de incentivos fiscais para doações de pessoas físicas e jurídicas – que vêm sendo discutidos no âmbito da Plataforma para um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (www.plataformaosc.org.br) – são alguns dos tópicos que devem vir à tona durante os trabalhos. Entre as autoridades que confirmaram participação está o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil (SGPR), Gilberto Carvalho.
O evento é organizado pela CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), a União Marista do Brasil (UMBRASIL) e o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS)/Misereo. Conta também com o apoio da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), da Cáritas Brasileira, Fundação Esquel, Grupo Marista, Editora FTD e School Picture.