O 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese do Rio, teve início hoje, dia 12, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro .
O seminário, que tem como tema “Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”, foi aberto pelo presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli e pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis.
Na carta-convite o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, destaca a importância de “estarmos envolvidos no processo de desenvolvimento das comunicações sociais, e sobretudo de uma colaboração que nos pede a presença mais participativa, como pastores, junto ao clero e ao povo de Deus, que na mesma velocidade buscam acompanhar estes avanços tecnológicos, até bem pouco tempo impensáveis.”
O evento, que será encerrado no dia 16, terá a participação das principais emissoras de TV e Rádios Católicas do país, além de especialistas em comunicação do Brasil, Espanha, México e Itália.
Um dia após o encerramento do Seminário de Comunicação para os Bispos, tem início, no domingo, 17, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece entre os dias 17 e 22 de julho.
Os mutirões são promovidos, a cada dois anos, pela CNBB e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação tanto na Igreja, quanto na Sociedade. Nesta edição, as discussões terão como tema motivador “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”. O Mutirão é uma realização da arquidiocese do Rio com o apoio do Regional Leste 1.