CNBB Leste 2 reúne coordenadores de catequese em Belo Horizonte

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Instituto de Pastoral Catequética (Irpac),  reúne coordenadores de catequese  de Minas e Espírito Santo, para um curso de formação, de 5 a 17 de janeiro, na Casa de Retiros São José. O objetivo é proporcionar aos participantes a experiência de conviver e refletir sobre a educação da fé na contemporaneidade.

Nesta edição, 150 pessoas entre catequistas, coordenadores de catequese, leigo(a)s, religioso(as) e padres  das (arqui)dioceses do Regional Leste 2, participam do curso. A abertura contou com a presença do bispo diocesano de Teófilo Otoni (MG) e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Leste 2, dom Aloísio Jorge Penna Vitral, que acolheu o grupo e ressaltou que o foco do curso não é o academicismo, a teoria, mas a experiência. “A catequese hoje precisa tocar as fendas existenciais das pessoas e, por isso, fazer ecoar o sentido da vida nesta sociedade de sentidos tão vazios” afirmou dom Aloisio.

O curso do IRPAC é divido em quatro módulos e a carga horária total é de 308 horas/aula. Cada módulo aprofunda um aspecto essencial para a formação de um coordenador de Catequese ou formador de catequistas. O primeiro módulo inicia o curso com Metodologia Científica; o segundo módulo, os estudos de Introdução ao Primeiro e Segundo Testamentos; o terceiro módulo inicia o estudo de Ética e Catequese; e o quarto módulo iniciam os estudos de Escatologia.

No ano passado, o curso do IRPAC foi reconhecido como pós-graduação –  Especialização em Catequética – em uma parceria firmada entre o Regional Leste 2 da CNBB e  a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.