CNBB Leste 2: Encontro para chanceleres, secretários diocesanos, arquivistas e membros de Congregações Religiosas

Nos dias 29 e 30 de outubro, na Casa de Restiro São José, em Belo Horizonte (MG) foi realizado o Encontro Regional para chanceleres, secretários diocesanos, arquivistas e membros de Congregações Religiosas que atuam nas Mitras Diocesanas.

O encontro reuniu cerca de 90 participantes das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de dioceses de outras regiões do país como Belém do Pará (PA), Formosa (GO), Umuarama (PR), Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista (BA), Limeira (SP) e do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) da CNBB.

O encontro teve por objetivo tratar da gestão e administração eclesial com palestras voltadas para a Comunicação Eclesial: Atendimento nas Mitras Diocesanas; Relações Interpessoais na Instituição Eclesiástica; Novas tendências de Gestão Eclesial e seus desafios; Introdução ao Direito Eclesial e a função do Chanceler; e Organização Vida Útil dos Arquivos.

De acordo com o secretário executivo do Regional Leste 2, padre Roberto Marcelino de Oliveira, o objetivo do Encontro é contribuir com a formação dos funcionários das Mitras Diocesanas. “Durante o evento, temáticas de gestão e administração eclesial serão discutidas pensando na troca de informações”, afirmou.

Para a secretária da Regional Oeste 1 da CNBB, Juliana de Assis, o aprendizado que o Encontro proporcionará é único. “Eu me interessei em participar do evento para aperfeiçoar o atendimento que tenho com a população, além dessa busca por conhecimento pretendo repassá-lo aos meus companheiros da Regional Oeste 1, já que estou os representando aqui, concluiu”.